Senado começa a analisar novo arcabouço fiscal esta semana
Plenário da Casa precisará concluir votação, até quinta-feira (1°), da MP que trata da organização dos ministérios definida pelo presidente Lula em janeiro de 2023.
O Plano Plurianual Participativo é uma iniciativa do Governo Federal para permitir que a sociedade civil participe das decisões sobre as prioridades da gestão pública nos próximos quatro anos
A segunda rodada das plenárias estaduais do orçamento participativo terminou neste fim de semana após a reunião em São Luiz, no Maranhão. Ao longo da semana passada, os ministros do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, passaram pelo Rio Grande do Norte Piauí e Ceará.
O Plano Plurianual Participativo é uma iniciativa do Governo Federal para permitir que a sociedade civil participe das decisões sobre as prioridades da gestão pública nos próximos quatro anos. A primeira rodada foi realizada nos estados da Bahia, Alagoas, Paraíba e Pernambuco e a próxima será entre os dias 1 e 3 de junho nos estados do Amapá, Roraima, Amazonas e Acre.
Em paralelo, até o dia 10 de julho, estará ativa na internet a plataforma Brasil Participativo , onde os integrantes das plenárias e os cidadãos em geral poderão eleger como prioritários três dos 88 programas listados pelo Governo Federal, além de apresentar propostas próprias e votar em outras apresentadas pela população. O endereço é brasilparticipativo.presidencia.gov.br.
Durante a plenária no estado do Maranhão, o ministro Márcio Macedo destacou maneiras de propostas coletivas chegarem serem inseridas na plataforma e deu um balanço parcial do Brasil Participativo.
"Nós já batemos 91 mil pessoas em uma semana que participaram já tem mais de 1.500 propostas organizadas e uma novidade que vocês podem disponibilizar em tempo real nas suas redes sociais fazer campanha. Mas vocês que são das organizações sociais do país vocês são deputados estaduais e federais podem fazer as suas plenárias territoriais discutam coisa proposta e coloque na plataforma digital do Brasil participativo.
Presencialmente, também estão previstos dois Fóruns Nacionais. O primeiro já foi realizado em Brasília nos dias 18 e 19 de abril.
Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Tâmara Freire / Patrícia Serrão - 29/05/2023 07:45:07. Última edição: 29/05/2023 07:45:07
Tags: Plano Plurianual Participativo
Plenário da Casa precisará concluir votação, até quinta-feira (1°), da MP que trata da organização dos ministérios definida pelo presidente Lula em janeiro de 2023.
Parlamentares devem discutir também marco temporal das terras indígenas e manipulação de resultados no futebol.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.