Lula convoca primeira reunião ministerial para esta sexta-feira (6)
Os 37 recém-empossados ministros e ministras participam do encontro em Brasília, às 9h30.
A nova ministra do Meio Ambiente assumiu cargo no Palácio do Planalto
Criação de uma Autoridade Nacional de Mudança Climática e de secretarias para o combate ao desmatamento e para a promoção da bioeconomia estão entre as prioridades da nova ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
© Valter Campanato/ Agência Brasil
Ex-ministra do Meio Ambiente durante os dois primeiros governos Lula e deputada federal eleita em outubro pela Rede de São Paulo, Marina Silva assumiu o cargo em salão lotado, nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto.
Marina Silva destacou que o nome do ministério acrescentou o termo Mudança do Clima devido a importância que o tema terá em sua gestão.
Entre as novidades, está a criação da Autoridade Nacional de Mudança Climática para fiscalizar a política nacional de mudança do clima. A estrutura da nova autarquia deve ser enviada ao Congresso Nacional em abril deste ano. Também foi recriada a Secretaria Nacional da Mudança Climática.
Marina Silva ainda criticou a gestão anterior que, segundo ela, realizou um desmonte da política ambiental brasileira e comemorou o retorno da Agência Nacional de Águas e do Serviço Florestal Brasileiro para a estrutura do ministério.
A nova ministra ainda anunciou a criação da Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Territorial, com missão de zerar o desmatamento e definir os territórios destinados à preservação ambiental e aos povos indígenas. Outras novidades são as criações das secretarias de bioeconomia, de gestão ambiental urbana e do Departamento de Proteção e Defesa dos Direitos Animais.
Garantir que o tema do meio ambiente seja transversal a todos os ministérios é outro desafio definido pelo novo governo. Presente na cerimônia, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, prometeu que o meio ambiente vai participar de todos os projetos que possam ter impactos ambientais, seja da área de Infraestrutura, energia ou cidades.
Marina Silva também prometeu reformular e fortalecer o CONAMA, o Conselho Nacional do Meio Ambiente, e outras instâncias de participação popular, com intuito de ampliar a participação social na política ambiental brasileira.
Da RN em BSB, LPL
Sheily da Silva Noleto Lopes
JCP Jornalismo
Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasilia / Edição: Sheily Noleto / GT Passos - 04/01/2023 20:10:07. Última edição: 04/01/2023 20:10:07
Tags: Marina Silva Ministério Posse Governo Federal Meio Ambiente
Os 37 recém-empossados ministros e ministras participam do encontro em Brasília, às 9h30.
Marina Silva propôs parcerias internacionais e inserção do Brasil na agenda multilateral para que o país não mais seja visto como pária ambiental e sim como parceiro estratégico.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.