O presidente Lula realizou nesta sexta-feira a primeira reunião com seus 37 ministros e ministras. O encontro durou aproximadamente cinco horas e serviu para assinar o discurso e organizar as prioridades do governo.
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Ao final da reunião, o ministro Chefe da Casa Civil Rui Costa disse que será feito um levantamento das obras e ações prioritárias em cada ministério, que devem ser implementadas nos primeiros 100 dias de governo. Ele anunciou a retomada imediata de programas como Minha Casa Minha Vida e a construção de escolas e creches que estão com obras paralisadas: "Nós iremos priorizar essas ações e, portanto, dar uma sequência já de atos concretos de retomada de programas como o Minha Casa, Minha Vida. De ações concretas da educação, como a retomada e a entrega ainda no primeiro semestre de escolas e creches que estão paralisadas, como eu já havia anunciado vamos hierarquizar pelo maior percentual de execução para o menor para fazer com que consigamos fazer entregas o mais rápido possível."
Ainda segundo o ministro a lista de obras e ações prioritárias deve ser concluída em duas semanas.
Sobre as nomeações de cargos, Rui Costa disse que a previsão é que até o final de janeiro os principais cargos de primeiro escalão nos ministérios formado por secretários e diretores estejam preenchidos por pessoas com capacidade técnica e politica.
Agência Brasil / Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde - 06/01/2023 22:45:08. Última edição: 06/01/2023 22:45:08