"Pobres estarão prioritariamente no orçamento público", diz Tebet
Tradicionalmente ocupado por homens, o Ministério do Planejamento e Orçamento ganhou, nesta quinta-feira, uma ministra: Simone Tebet.
O Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen assumiu o posto por critério de antiguidade.
Sem a presença do antecessor, o novo comandante da Marinha do Brasil tomou posse, nesta quinta-feira, em Brasília. Esta foi a última transmissão de cargo das três forças armadas.
O Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen assumiu o posto por critério de antiguidade, uma vez que o Almirante Aguiar Freire, mais antigo que Olsen, foi escolhido para chefiar o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
Pela primeira vez desde a redemocratização, o comandante que deixa o posto, o almirante Almir Garnier Santos, não compareceu à cerimônia de transmissão do cargo. A assessoria de imprensa da Marinha não soube explicar o motivo da ausência.
O almirante Garnier Santos apenas enviou uma mensagem que foi lida por um assistente onde ele destacou as diretrizes que nortearam a gestão dele, além de desejar sucesso ao sucessor e ao ministro da Defesa, José Múcio.
No discurso de posse, o novo comandante Marcos Sampaio Olsen agradeceu ao presidente Lula, ao ministro da Defesa, José Múcio, e prometeu lealdade.
Em seguida, discursou o ministro da Defesa, que justificou a escolha do novo comandante pela experiência e capacidade operativa do militar.
Múcio também enumerou os projetos que pretende continuar na Marinha, como a construção de quatro submarinos convencionais, o desenvolvimento do primeiro submarino com propulsão nuclear, além da construção de quatro fragatas.
Na mesma cerimônia, o ministro da Defesa José Múcio foi agraciado com a Ordem do Mérito Naval, prêmio destinado a personalidades ou instituições civis e militares que a Marinha julga que prestaram relevantes serviços à Força Naval brasileira.
Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde - 05/01/2023 17:55:06. Última edição: 05/01/2023 17:55:06
Tags: Marcos Sampaio Olsen
Tradicionalmente ocupado por homens, o Ministério do Planejamento e Orçamento ganhou, nesta quinta-feira, uma ministra: Simone Tebet.
O novo comandante da Marinha, almirante de Esquadra Marcos Olsen, cobrou de seus pares que deem continuidade ao aprimoramento profissional tendo como base no Plano Estratégico da Marinha.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.