Política

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em cinco estados e DF

São três ordens de prisão e 14 de busca e apreensão

A operação que apura quem são os responsáveis pela tentativa de golpe de estado do dia 8 de janeiro realiza uma nova fase nesta sexta-feira, a quarta desde o início dessa investigação policial.

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em cinco estados e DF
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Operação batizada de Lesa Pátria, da Polícia Federal, cumpre, neste momento, três mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados de Rondônia, Goiás, Espírito Santo, São Paulo e Mato Grosso.

Os mandados de prisão e busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal e são parte do inquérito que busca identificar quem participou, quem financiou e quem fomentou os atos golpistas de 8 de janeiro.

A invasão dos poderes da República, em Brasília, configura, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, além de destruição de bens públicos protegidos. 

A Polícia Federal pede que qualquer informação que ajude a identificar os criminosos pode ser encaminhada ao e-mail [email protected]

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki - 03/02/2023 11:00:14. Última edição: 03/02/2023 11:00:14

Tags: Operação Lesa Pátria Polícia Federal Apreensão

Leia também:

Anderson Torres diz que não sabe quem é o autor da "minuta do golpe"

Anderson Torres disse que a minuta é “totalmente descartável” e “sem viabilidade jurídica”. O ex-ministro afirmou que não foi ele quem guardou o documento na estante de casa e que pode ter sido uma funcionária. E

Rodrigo Bacellar, do PL, é eleito presidente da Alerj

Em eleição de chapa única, Rodrigo Bacellar, candidato do governador Claudio Castro teve o voto de 56 parlamentares

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi