Grupo vai monitorar cumprimento de sugestões da Comissão da Verdade
Levantamento feito pelo Instituto Vladimir Herzog e a Fundação Friedrich Ebert Brasil aponta que mais da metade das recomendações estão atrasadas ou não foram atendidas pelo país.
Esse é o primeiro passo para que a comissão possa ser instalada
O pedido de criação da CPMI de 8 de janeiro foi lido nesta quarta-feira (26) na sessão conjunta do Congresso Nacional pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Esse é o primeiro passo para que a comissão possa ser instalada.
A próxima etapa será dedicada à definição da composição partidária da CPMI, que terá 15 deputados e 15 senadores. Nesse quesito deve ser levado em conta o tamanho das bancadas e blocos partidários. Em seguida será feita a indicação dos membros do colegiado pelos líderes dos partidos.
O requerimento foi apresentado pelo deputado André Fernandes (PL-CE) e contou com o número de assinaturas suficientes para apreciação. No caso de uma CPMI, são necessários, no mínimo, da concordância de 171 deputados e 27 senadores, ou seja, um terço de cada uma das casas legislativas.
Rogério Marinho, líder da oposição no Senado, afirmou aos jornalistas que defende uma investigação isenta para esclarecer os ataques antidemocráticos. Já o deputado Josenildo Ramos (PT-BA) afirmou, em plenário, que embora a CPMI esteja sendo usada como um instrumento da oposição, é o governo que tem pressa com o andamento das investigações.
A instalação da CPMI dos atos antidemocráticos também precisa cumprir uma etapa que é a publicação de sua composição no Diário Oficial da União.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho / Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Pedro Lacerda - 26/04/2023 20:30:19. Última edição: 26/04/2023 20:30:19
Tags: CPMI de 8 De Janeiro
Levantamento feito pelo Instituto Vladimir Herzog e a Fundação Friedrich Ebert Brasil aponta que mais da metade das recomendações estão atrasadas ou não foram atendidas pelo país.
Também foi aprovada proposta que abre crédito de R$ 7,3 bi para que o Ministério da Saúde possa auxiliar a implementação do piso salarial de várias categorias da enfermagem a partir de maio.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.