Política

Padilha nega erro do GSI e diz que governo do DF é que foi negligente

Diante de críticas à “falta de ação” do GSI, Gabinete de Segurança Institucional, durante os ataques de bolsonaristas, no último domingo (08), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que a negligência foi do governo do Distrito Federal.

Diante de críticas à “falta de ação” do GSI, Gabinete de Segurança Institucional, durante os ataques de bolsonaristas, no último domingo (08), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que a negligência foi do governo do Distrito Federal.

O GSI é o órgão ligado à presidência da república, responsável por “zelar pela segurança” do Palácio do Planalto e do Presidente. A declaração sobre a responsabilidade dos atos foi dada por Padilha, nesta terça-feira (10), depois que ele se reuniu com o presidente Lula, para tratar de outros assuntos. Padilha disse que vai apurar se houve ações individuais.

A atuação dos agentes públicos de segurança, tanto na esfera distrital, quanto na esfera federal, também é alvo das investigações da Polícia Federal. O Ministro da Justiça, Flávio Dino, também vê falhas na segurança do governo do DF.

Desde o ocorrido no último domingo (08), o ministro do STF Alexandre de Moraes afastou, por 90 dias, o governador do DF, Ibaneis Rocha. Antes disso, Ibaneis havia exonerado o então secretário de segurança pública, Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, na gestão de Jair Bolsonaro. Também no domingo, o presidente Lula assinou o decreto de intervenção federal na segurança pública do DF. A medida já foi aprovada no Congresso Nacional.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi - 10/01/2023 16:40:07. Última edição: 10/01/2023 16:40:07

Tags: GSI Segurança Terrorismo GDF Polícia Federal

Leia também:

Novo diretor da PF defende combate à desinformação na internet

Em cerimônia de posse, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, disse hoje que a PF não vai tolerar ataques à democracia.

Delegado da Superintendência da PF no DF é exonerado

A portaria foi assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, e publicada nesta terça-feira no diário oficial da União, pela exoneração de Victor Cesar dos Santos.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi