Política

Para Lula a inflação deve ter meta que possa ser alcançada

Em dia de reunião do Conselho Monetário Nacional para discutir meta de inflação, o presidente Lula afirmou que, como cidadão é contra ao que chamou de “meta rígida”.

Em dia de reunião do Conselho Monetário Nacional para discutir meta de inflação, o presidente Lula afirmou que, como cidadão é contra ao que chamou de “meta rígida”. " O que eu acho como cidadão é que o Brasil não precisa ter uma meta de infação tão rigida sem alcançar. Eu acho que  a gente tem de ter uma meta que se alcance, se alcançar desce um degrau, ou se necessário sobe mais um degrau. A politica monetaria tem de ser móvel, ela não pode ser eterna.  

Atualmente, o Banco Central persegue uma meta de inflação estabelecida a cada ano, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. E é justamente a possibilidade de se adotar uma meta contínua, que é quando o horizonte pode ser aberto ou obedecer a um prazo maior que um ano, que estará em discussão na reunião do Conselho Monetário Nacional desta quinta-feira. 

O CMN é formado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela ministra do Planejamento, Simone Tebet; e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. 

A declaração de Lula veio durante entrevista à Rádio Gaúcha. Ele também comentou a taxa de juros definida pelo Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, e voltou a criticar a conduta de Roberto Campos Neto: "Agora você tem um cidadão que parece que não entende nada de pais, não entende nada de povo, não tem sentimento com o sofrimento do povo. E mantém a taxa de juros alta para manter o interesse de quem? A quem ele está servindo nesse momento?

Sobre a relação com o Congresso, principalmente às vésperas da Câmara dos Deputados analisar a Reforma Tributária, Lula afirmou que as conversas, as discussões com os parlamentares têm sido “a mais tranquila possível”. 

Sobre Reforma Tributária, Lula reconheceu que o texto votado será diferente do originalmente encaminhado pelo governo. E elogiou a conduta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nas conversas e discussões em torno de um consenso. O presidente da Câmara, Arthur Lira, já avisou que pretende dedicar as sessões da semana que vem para análise da proposta.

Agência Brasil / Por Priscila Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde - 29/06/2023 15:05:06. Última edição: 29/06/2023 15:05:06

Tags: Copom Taxa Selic Meta Da Inflação

Leia também:

Grupo de trabalho vai elaborar Política Nacional de Saúde de migrantes

Grupo de trabalho vai elaborar Política Nacional de Saúde de migrantes

Medida é adotada após episódios como o surto de sarna enfrentado recentemente por afegãos, acampados no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Lula diz que Brasil não precisa ter uma meta de inflação

Lula diz que Brasil não precisa ter uma meta de inflação "tão rígida"

Presidente cobrou a intervenção do Senado, que aprovou a autonomia do BC e o nome de Campos Neto para a presidência da instituição, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi