Política

Partido Novo pede abertura de processo contra Juscelino Filho

O Novo denuncia a utilização de emendas parlamentares para a construção de estradas que dão acesso às fazendas do ministro das Comunicações na cidade de Vitorino Freire, no Maranhão, além do emprego irregular de verbas públicas.

O Partido Novo pediu ao Ministério Público que processe criminalmente o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, por emprego irregular de verbas públicas e por defesa de interesses particulares no exercício da sua função pública.

O Novo denuncia a utilização de emendas parlamentares para a construção de estradas que dão acesso às fazendas do ministro na cidade de Vitorino Freire, no Maranhão.

As emendas de mais de R$ 7 milhões  vieram da Codevasf, em 2020, e foram repassadas para a Prefeitura da cidade, que tem sua irmã como prefeita.

O Partido Novo também está questionando a viagem do ministro em um avião da Força Aérea Brasileira, de Brasília para São Paulo, para participar de leilões de cavalos.

A viagem ocorreu no final de janeiro. Nos dias 26 e 27 daquele mês, o ministro tinha agenda oficial na capital paulista. Mas no final de semana, dias 28 e 29, o ministro teria se dedicado apenas aos leilões de cavalos, tendo recebido diárias pagas pelo governo durante toda sua estadia.

As denúncias tiveram como base matérias do jornal Estado de São Paulo.

O ministério das Comunicações divulgou uma nota reafirmando que Juscelino cumpriu agendas oficiais nos dias 26 e 27 de janeiro com a operadora Claro e com reuniões com a equipe da Telebras e Anatel.

Juscelino afirma que o uso do avião da FAB seguiu parâmetros técnicos e legais estabelecidos para uso da aeronave.

O Ministério das Comunicações ainda reforçou que o ministro determinou apuração imediata dos procedimentos administrativos utilizados para viagem. A pasta diz que o pagamento das diárias nos finais de semana ocorreram de forma automática, de maneira equivocada. Sendo que o ministro já devolveu os valores das diárias pagas para os dias que ele não tinha agenda oficial.

A assessoria não se manifestou sobre o repasse de emendas parlamentares enquanto o ministro exercia o mandato de deputado federal.

O presidente Lula já afirmou que aguarda explicações do ministro Juscelino Filho nesta segunda-feira (6). Além do partido Novo, vários parlamentares e diversas entidades da sociedade civil também pediram a saída do ministro.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 03/03/2023 20:50:05. Última edição: 03/03/2023 20:50:05

Tags: Juscelino Filho Denúncias Ministério Público

Leia também:

Lula entrega 1.440 moradias do Minha Casa, Minha Vida em Mato Grosso

Contratado em julho de 2013, o Residencial Celina Bezerra é composto por moradias da faixa 1 do programa, que atende à população mais pobre.

Especialistas defendem mudanças para inclusão de minorias na política

Apenas 15% de mulheres ocupam assentos na Câmara dps Deputados, e subrepresentação é ainda maior no caso de negras e indígenas, diz a deputada estadual fluminense Tia Ju.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi