Política

PEC da reforma tributária chega ao Senado

O texto já entrou no sistema da Casa e será, agora, encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça, onde o relator será o senador Eduardo Braga. Ele já avisou que quer ouvir todas as partes tão logo seja oficializado relator.

Reforma Tributária chega ao Senado. O presidente da Câmara, Arthur Lira, foi pessoalmente entregar o texto ao presidente do Casa, Rodrigo Pacheco. É a PEC que foi aprovada na Câmara em julho, antes do recesso. Arthur Lira ressaltou que foi um texto muito conversado.

Basicamente, essa primeira fase da Reforma Tributária trata do consumo. Acaba com cinco tributos: PIS, Cofins e IPI, que são federais, com o ICMS, que é administrado pelos estados e com o ISS arrecadado pelos municípios. E cria o IVA dual, o Imposto sobre Valor Agregado com duas partes, uma administrada pela União e outra de forma compartilhada por estados e municípios.

Com relação à tramitação, expectativa é de que ela ande rápido no Senado. Com senso de urgência, como disse Rodrigo Pacheco. O texto já entrou no sistema da Casa e será, agora, encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça, onde o relator será o senador Eduardo Braga. Ele já avisou que quer ouvir todas as partes tão logo seja oficializado relator. Falou de seis a oito audiências públicas na CCJ e da possibilidade de uma sessão temática com governadores no plenário,

Relatório na CCJ, previsão inicial dele final de outubro. Por ser uma Proposta de Emenda à Constituição, precisa de três quintos dos votos em dois turnos de votação. No caso do Senado, 49 senadores.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista - 04/08/2023 11:10:08. Última edição: 04/08/2023 11:10:08

Tags: Reforma Tributaria Senado

Leia também:

PEC da Reforma Tributária chega ao Senado

PEC da Reforma Tributária chega ao Senado

A PEC 45/2019 será enviada imediatamente à Comissão de Constituição e Justiça, único colegiado que vai deliberar sobre o tema no Senado. O relator é o senador Eduardo Braga.

Na posse do ministro do Turismo, Lula afirma que haverá mais mudanças

Presente na cerimônia de posse, o presidente do partido do novo ministro, Luciano Bivar, disse que a oferta do cargo, pelo presidente Lula, ao União Brasil, foi bem recebida. No entanto, argumentou que não é possível afirmar que, agora, o União Brasil faz parte da base aliada do governo.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi