Política

PM do DF não enviou reforço à Esplanada no 8/1, diz ex-secretário

Fernando de Souza falou na CPI dos Atos Antidemocráticos do DF

A Polícia Militar não manteve reforço de agentes na Esplanada dos Ministérios no domingo dos atos golpistas. A declaração foi dada pelo ex-secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Fernando de Souza. Ele prestou depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do DF.

PM do DF não enviou reforço à Esplanada no 8/1, diz ex-secretário
© Joedson Alves/Agencia Brasil

Segundo Oliveira, esse reforço estava previsto no Planejamento de Ação Integrada, fechado na sexta-feira anterior, e não foi cumprido.

O ex-secretário executivo disse que até 13h20 o último informe da inteligência era de que o clima estava “tranquilo” e que nada o fazia desacreditar da PM. 

Oliveira disse que não foi apresentado ao governador Ibaneis Rocha e aos chefes das forças de segurança, mesmo após ser nomeado. E segundo ele, o último contato que teve com Anderson Torres foi na segunda-feira à noite, depois dos atos de vandalismo.

Fernando Oliveira atuava como responsável pela pasta no dia 8 de janeiro, quando criminosos golpistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes da República. Naquele dia, Anderson Torres, que era o titular da Secretaria de Segurança Pública, estava nos Estados Unidos.

No dia 9, está marcado o depoimento de Anderson Torres. 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi - 02/03/2023 14:50:26. Última edição: 02/03/2023 14:50:26

Tags: CPI DF Atos Golpistas Polícia Militar

Leia também:

Patriota expulsa vereador por fala xenófoba contra baianos

Partido considerou manifestação do vereador de Caxias do Sul "desrespeitosa e inaceitável, e que ataca os direitos constitucionais assegurados à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem e ao trabalho”.

Governo transfere Abin do GSI para a Casa Civil

Governo transfere Abin do GSI para a Casa Civil

Decreto com a mudança foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira. Criada em 1999, agência é órgão central do Sistema Brasileiro de inteligência.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi