PMs de oito estados se integram à Força Nacional em Brasília
A portaria assinado pelo ministro Flavio Dino, diz que a medida vale até 31 de janeiro e tem por objetivo “pôr termo ao grave comprometimento da ordem publica em Brasília”.
Ação acontece após atos golpistas ocorridos no último domingo (08)
Mais de 400 policiais de tropas estaduais já foram mobilizados para atuar na Força Nacional de Segurança Pública em Brasília, desde os atos de vandalismo ocorridos no último domingo (8) contra as sedes dos Três Poderes.
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil
A portaria que trata da mobilização de policiais militares do Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira. O prazo de atuação dos policiais é até dia 31 de janeiro.
A portaria também define que caberá ao secretário Nacional de Segurança Pública e ao comandante da Força Nacional "adotar as providências visando à efetivação da medida” de proteção da capital federal.
Em coletiva nessa segunda-feira (09), o ministro da Justiça Flávio Dino afirmou que todos os 140 agentes disponíveis da Força Nacional atuaram nos protestos do domingo, seguindo o acordo interfederativo vigente com o Distrito Federal.
Para aumentar o número de agentes da Força Nacional em Brasília já foram enviados 70 agentes da Polícia Militar da Bahia; outros 60 policiais do Pará; e mais 50 de Alagoas.
Mais de 40 policiais de Sergipe; 50, de Pernambuco; 30 agentes do Rio Grande do Norte; e mais 10 do Amapá.
Também já estão atuando na capital federal, mais 30 profissionais da Paraíba e mais de 73 policiais do Rio Grande do Sul.
Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi - 10/01/2023 12:45:12. Última edição: 10/01/2023 12:45:12
Tags: Força Nacional Policiais Brasília Golpe Golpistas Terroristas
A portaria assinado pelo ministro Flavio Dino, diz que a medida vale até 31 de janeiro e tem por objetivo “pôr termo ao grave comprometimento da ordem publica em Brasília”.
Janja Lula da Silva divulgou, nesta segunda-feira, um vídeo que mostra o trabalho de limpeza e restauração da ordem no Palácio do Planalto após os atos de vandalismo ocorridos em todo o prédio no domingo.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.