Política

Posse de Lula terá maior participação de chefes de estado da história

Até o momento, os líderes de 17 nações já confirmaram presença. Os governos de outros cinco países também vão enviar representações para o evento.

A Argentina vai ser o destino da primeira viagem internacional do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, no ano que vem. A visita ao país vizinho está sendo planejada já para as primeiras semanas de janeiro pela equipe que vai compor o Ministério das Relações Exteriores do próximo governo.

Na Argentina, Lula participa de uma reunião da Celac, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos. A intenção do presidente eleito é retomar as atividades nos fóruns internacionais, como a Celac e a Unasul, a União de Nações Sul-Americanas.

Lula também deve viajar para os Estados Unidos e para a China nos primeiros meses de 2023. O ministro das Relações Exteriores anunciado para o próximo governo, Mauro Vieira, disse que o presidente eleito deseja “reconstruir pontes” com os parceiros internacionais.

Além disso, o futuro chanceler confirmou que Lula deseja promover uma cúpula de chefes de estado da OTCA, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, formada pelos oito países que compartilham a maior floresta tropical do mundo em seus territórios.

O próximo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também anunciou o nome da embaixadora Maria Laura da Rocha como secretária-geral do Itamaraty, o cargo mais alto da carreira diplomática. Ricardo Monteiro foi anunciado como chefe de gabinete da pasta.

A equipe do próximo Ministério das Relações Exteriores informou, ainda, que a cerimônia de posse do presidente Lula no próximo dia primeiro de janeiro vai ter a maior participação de chefes de Estado da história do país. Até o momento, os líderes de 17 nações já confirmaram presença. Os governos de outros cinco países também vão enviar representações para o evento.

Agência Brasil / Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde - 14/12/2022 22:35:03. Última edição: 14/12/2022 22:35:03

Tags: Itamaraty Posse De Lula

Leia também:

Defesa: Flávio Dino anuncia Ricardo Capelli como secretário-executivo

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, reafirmou nesta quarta-feira que a posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, no dia primeiro de janeiro, terá plena segurança para o público e para as autoridades presentes.

Câmara aprova PL que trata de normas gerais para policias militares

Projeto estabelece normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros militares.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi