Eleitores sem cadastro biométrico podem votar nestas eleições
Decisão do TSE levou em conta suspensão da coleta de impressões digitais durante a pandemia de covid-19. Quem não fez a biometria pode votar com documento oficial com foto.
Após este horário, fazer campanha configura crime eleitoral
Após 47 dias da propaganda eleitoral tomar as ruas do país, o prazo-limite para candidatos e partidos políticos distribuírem material de campanha a fim de tentar conquistar o voto do eleitor termina às 22 horas de hoje (1º).
© Rovena Rosa/ Agência Brasil
Segundo a legislação, após este horário, configura crime eleitoral não só entregar, em mãos, qualquer material alusivo à candidatura, como também realizar carreatas, passeatas e caminhadas político-partidárias, bem como usar carros de som para divulgar jingles ou mensagens de candidatos ou partidos.
Além disso, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2019 estabelece que derramar e/ou consentir com o derrame de material de propaganda em locais de votação ou em vias próximas a estes, mesmo que na véspera da eleição, também configura propaganda irregular.
Amanhã (2), até o término do horário de votação, também estará vedada quaisquer manifestações coletivas de preferência política, incluindo a aglomeração de pessoas usando roupas ou peças de vestuário que os identifique como apoiadores de um candidato ou partido específico. Manifestações individuais, contudo, são permitidas, desde que feitas silenciosamente.
Este ano, a propaganda eleitoral teve início do dia 16 de agosto, permitindo aos candidatos aos cargos de presidente da República, governador, senador e deputado federal ou distrital apresentarem suas propostas e divulgarem seus números de campanha. Mais de 156,4 milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo (2) – 9,1 milhões a mais do que nas eleições de 2018, segundo o TSE.
Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Kelly Oliveira - 01/10/2022 18:56:07. Última edição: 01/10/2022 18:56:07
Tags: Eleições 2022 Campanha Eleitoral Propaganda Eleitoral
Decisão do TSE levou em conta suspensão da coleta de impressões digitais durante a pandemia de covid-19. Quem não fez a biometria pode votar com documento oficial com foto.
Antes que o primeiro eleitor se dirija a urna eletrônica para votar, o presidente de cada mesa receptora deve emitir a Zerésima: documento contém toda a identificação de local, zona, seção, data e hora da urna.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.