Política

Randolfe afirma que coronel Lawand foi orientado na CPI

Para o senador, Jean Lawand não falaria sobre o apoio ao golpe

O coronel do Exército, Jean Lawand Júnior, levou à Comissão Parlamentar de Inquérito do 8 de janeiro, nesta terça-feira, uma caderneta com anotações para direcionar seu depoimento como testemunha.

Randolfe afirma que coronel Lawand foi orientado na CPI
© José Cruz/ Agência Brasil

E uma fotografia publicada pelo jornal Folha de Sao Paulo revelou seu conteúdo. No papel estava escrito: "se alimentar, não aloprar, não gesticular, sem cagoete, não perca emoções, oração, cara serena". Para o senador Randolfe Rodrigues, atualmente sem partido, o coronel foi orientado a não falar sobre o apoio a tentativa de golpe.

Em resposta, Lawand Júnior afirmou que a anotação não se referia ao ato de 'não delatar', pois o certo seria 'não cacoete', que significa não ter tique nervoso.

Convocado como testemunha após aparecer em troca de mensagens de WhatsApp com o ex-ajudante de ordens da Presidência da República, o tenente-coronel Mauro Cid, Jean Lawand afirmou que não participou de movimento golpista.

Ao fim da sessão, o presidente da comissão, deputado Arthur Maia, do União da Bahia, afirmou que achou o depoimento inverossímil, ou seja, que não parece verdadeiro.

A senadora Eliziane Gama, do PSD do Maranhão, afirmou que o coronel Lawand Júnior mentiu, mas que respeitava a posição do presidente da CPMI de não ter pedido a prisão do depoente.

Na próxima terça-feira, dia 04 de julho, a CPMI vai ouvir o tenente-coronel Mauro Cid. De acordo com investigações da Polícia Federal, mensagens capturadas com autorização judicial do celular de Cid evidenciam que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro reuniu documentos para tentar dar suporte jurídico à execução de um golpe de Estado.

A relatora da comissão espera votar na quinta-feira, 06 de julho, requerimentos como de quebra de sigilos. Os parlamentares ficarão de recesso entre os dias 18 e 31 de julho. 

 

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 27/06/2023 21:50:14. Última edição: 27/06/2023 21:50:14

Tags: CPMI 8 De Janeiro

Leia também:

Comissão do Senado aprova convite para que Campos Neto explique juros

Comissão do Senado aprova convite para que Campos Neto explique juros

É a segunda vez, neste ano, que o presidente do BC é convidado a falar sobre o assunto na Casa. Como é um convite, e não uma convocação, não há obrigação de comparecer.

Relação de Bolsonaro com mensagens de Lawand divide CPMI do Golpe

Relação de Bolsonaro com mensagens de Lawand divide CPMI do Golpe

Para relatora Eliziane Gama, é cedo para conhecer a extensão da articulação contra o resultado das eleições e também para eximir ou comprovar envolvimento do ex-presidente.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi