Política

Responsável pela inteligência da PM disse que não houve apagão em 8/1

A CPI sobre o 8 de janeiro da Câmara Legislativa do Distrito Federal ouviu nesta quinta-feira (16) o coronel da Polícia Militar Reginaldo de Souza Leitão. Este foi o último depoimento antes da elaboração do relatório final da Comissão.

No último depoimento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do Distrito Federal sobre o 8 de janeiro, os deputados ouviram o coronel da Polícia Militar Reginaldo de Souza Leitão. Ele era o chefe do centro de inteligência da PMDF no dia dos ataques e fez uma cronologia dos fatos. Disse, por exemplo, que depois da posse do presidente Lula, o acampamento golpista em frente ao QG do Exército, em Brasília, começou a se esvaziar. E que os alertas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre a chegada de ônibus e caravanas também na cidade, só começaram a ser informados na sexta-feira, dia 6, à tarde.

Responsável pela inteligência da PM disse que não houve apagão em 8/1

Ele ressaltou que a evolução dos fatos fugiu dos padrões. Ocorreu gradativamente. Mas, que a inteligência da PM cumpriu seu papel de assessorar o comando da Polícia na tomada de decisões. Admitiu ainda que houve falhas da PM, mas negou um apagão e defendeu o trabalho da corporação.

.Já sobre os alertas terem sido feitos por meio de um grupo do WhatsApp, chamado Prioridade 1 e formado pelo alto comando da PM.

Com esse depoimento, a CPI encerra a fase de oitivas. Agora é cuidar do relatório. O relator, deputado Hermeto (MDB) deve apresentar o documento nas próximas semanas. A ideia é votá-lo até o dia 30, já que a CPI encerras as atividades no dia 5 de dezembro.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/Pollyane Marques - 16/11/2023 15:50:05. Última edição: 16/11/2023 15:50:05

Tags: CPI Do 8 De Janeiro PMDF Ataques Antidemocráticos

Leia também:

Parlamentares tem até quinta-feira para apresentar emendas à LDO

Parlamentares tem até quinta-feira para apresentar emendas à LDO

A Comissão Mista do Orçamento do Congresso aprovou, na semana passada, o relatório preliminar do orçamento público para 2024. A novidade foi a criação de emendas por bancadas partidárias ao orçamento anual. Elas substituiriam as emendas do relator, que ficaram conhecidas como orçamento secreto, por sua falta de transparência.

Lula afirma que Dino é vítima de fake news com

Lula afirma que Dino é vítima de fake news com "ataques plantados"

Mentiras estão relacionadas a um suposto encontro do ministro com esposa de líder de facção criminosa. Presidente Lula destacou ações da pasta na defesa da democracia, no combate ao “armamentismo selvagem”, no enfrentamento ao crime organizado e na proteção da Amazônia.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi