Política

Senado aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Texto segue para Câmara

O Senado aprovou hoje (6) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que, na prática, impede a extinção de tribunais de contas de estados e municípios. O texto estabelece que esses tribunais são órgãos permanentes e essenciais ao controle externo da administração pública, garantindo sua perenidade. Essa PEC, de autoria do então senador Eunício Oliveira, que não está mais na Casa, foi aprovada em primeiro turno em 2017 e ficou cinco anos aguardando a votação em segundo turno. Agora, segue para a Câmara.

Senado aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas
© Roque de Sá/Agência Senado

Atualmente existem 32 tribunais de contas estaduais e municipais, além do Tribunal de Contas da União (TCU). A PEC recebeu uma emenda que inclui a proibição de que novos tribunais de contas sejam criados. A justificativa foi evitar que a PEC motivasse o surgimento de novos órgãos, provocando gastos adicionais de recursos públicos.

A PEC trata dos tribunais de contas estaduais (TCEs), dos tribunais de contas dos municípios, além dos tribunais de contas municipais. Existem diferenças entre eles, sobretudo os dois últimos: o Tribunal de Contas dos Municípios é criado em âmbito estadual, com competência para fiscalizar contas de todos municípios daquele estado a fim de desafogar o trabalho dos TCEs, atuando como força auxiliar desse. Já o Tribunal de Contas Municipal se detém exclusivamente ao município em que foi criado.

* Com informações da Agência Senado
 

Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fábio Massalli - 07/12/2022 09:53:09. Última edição: 07/12/2022 09:53:09

Tags: Senado Tribunais De Contas Estaduais Tribunais De Contas Dos Municípios Tribunais De Contas Municipais

Leia também:

Relator apresenta relatório sobre PEC da transição no Senado

O texto do senador Alexandre Silveira (PSD-MG) propõe ampliar o teto de gastos em R$ 175 bilhões por dois anos, 2023 e 2024.

GT diz que reposição de salários de servidores deve ser gradual

O Grupo de Trabalho do Planejamento do governo de transição apontou a necessidade de repor o orçamento do governo digital, o salário de servidores e a contribuição para organismos internacionais.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi