Governo anuncia PEC que pode proibir militar da ativa de se candidatar
Militar que, estando na carreira, queira se candidatar em uma eleição terá que ir para a reserva. Medida foi debatida por ministros e senadores.
No caso de empate em julgamento, o presidente do Carf toma a decião
Em votação apertada, os senadores aprovaram o projeto de lei que restabelece o chamado voto de qualidade para o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Foram 34 votos favoráveis e 27 contrários.
Com a votação, em caso de empate em um julgamento, o presidente do Carf, que é vinculado ao Ministério da Fazenda, dá o voto de decisão. Em caso de necessidade de voto de desempate, serão excluídas multas e juros dos contribuintes.
O senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, defendeu a aprovação da proposta que, segundo ele, atinge apenas os contribuintes mais ricos.
Já o senador Rogério Marinho, líder da oposição, disse que a proposta pode levar à judicialização futura pelos contribuintes.
O Carf é um conselho que julga, administrativamente, disputas entre o governo e os contribuintes em relação a impostos. Ele surgiu em 2009 e conta com representantes do Ministério da Fazenda e dos contribuintes.
Em 2020, o governo anterior aprovou medida que acabava com esse voto qualificado, fazendo com que o empate garantisse a vitória ao contribuinte.
A proposta agora vai para sanção do presidente Lula. O Ministério da Fazenda estima que o projeto vai permitir um reforço de R$ 60 bilhões, por ano, para os cofres públicos.
Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 30/08/2023 22:15:12. Última edição: 30/08/2023 22:15:12
Tags: Conselho Administrativo De Recursos Fiscais (Carf)
Militar que, estando na carreira, queira se candidatar em uma eleição terá que ir para a reserva. Medida foi debatida por ministros e senadores.
Além de setores da economia, benefício foi estendido aos municípios. Com isso, patrões e prefeituras pagam menos contribuição previdenciária sobre o salário dos funcionários. Ideia é estimular contratação de pessoal.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.