Política

Sites de estados do Nordeste são invadidos com mensagens de ódio

Páginas apareciam com textos como “votos nordestinos não contam”

Sites de governos do Nordeste foram derrubados por hackers nesta segunda-feira. Foram publicadas mensagens de ódio e xenofobia por motivações políticas. As ações aconteceram nas páginas de órgãos ligados aos governos de Alagoas e Ceará.  As páginas ficaram fora do ar durante algumas horas.

Quem acessava a página principal do governo do Ceará encontrava apenas um banner com mensagem xenofóbica e contendo palavras de ódio pedindo “anulação de votos de todo o povo do Nordeste”, que “votos nordestinos não contam”, além de intervenção militar. O governo do Ceará informou que os sites já estão funcionando nesta terça-feira (13). Acrescentou  que nenhum conteúdo foi afetado e que o caso foi denunciado à Polícia Civil, que investiga a invasão.

Já em Alagoas, páginas das Polícias Civil e Militar, além das Secretarias da Fazenda e também  da Saúde, ficaram sem acesso durante várias horas dessa segunda.  Na página da Fazenda, os próprios invasores deixaram  a mensagem avisando que nenhum dado hospedado no portal seria perdido e apenas a home, página inicial, havia sido  alterada.

Em nota, o governo alagoano, por meio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado, declarou que o hackeamento atingiu sites governamentais de outros estados, que estiveram fora do ar  simultaneamente. E que apenas os direcionamentos dos endereços dos sites foram mudados e que dados, serviços e conectividade já se encontram restaurados.

O advogado especialista em direito digital Dyego de Moraes esclarece que somente a partir do resultado das investigações é que será possível tipificar os crimes. Já que ainda será apontado se houve acesso aos dados, ou apenas uma derrubada das páginas e sobreposição de mensagens temporárias. 

O especialista destaca possíveis enquadramentos a partir do resultado das investigações.

 

*matéria atualizada às 16h46 do dia 13 de dezembro de 2022 para correção de informações: foram afetadas as páginas de órgãos ligados aos governos de Alagoas e Ceará, e não Alagoas, Pernambuco, Ceará e Maranhão, como publicado na versão anterior do texto.

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi - 14/12/2022 20:21:18. Última edição: 14/12/2022 20:21:18

Tags: Hackers Sites Nordeste Ódio Invasão Xenofobia Racismo Sites Ataque

Leia também:

Câmara: relator da PEC da Transição deve apresentar parecer na quinta

Segundo Elmar Nascimento, ainda não é possível afirmar que a PEC será aprovada da forma como veio do Senado.

STF retoma julgamento sobre orçamento secreto nesta quarta-feira (14)

PSB, PSOL, PV e Cidadania alegam que a falta de identificação do autor das emendas e dos beneficiários dos recursos públicos ofende os princípios da transparência, da publicidade e da impessoalidade previstos na Constituição.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi