Política

STF nega pedido de suspensão da cassação do ex-deputado Dallagnol

A defesa de Dallagnol pedia que a decisão do TSE fosse suspensa

O ministro do STF, Dias Toffolli, negou, nesta quarta-feira, o pedido do ex-deputado federal Deltan Dallagnol para suspender a decisão do TSE que cassou seu mandato.

A defesa de Dallagnol pedia que a decisão do TSE fosse suspensa até o julgamento definitivo do processo que cassou o parlamentar.

Em abril, o Tribunal Superior Eleitoral entendeu que Dallagnol tentou burlar a lei da Ficha Limpa ao pedir exoneração do cargo de procurador da República durante a tramitação de processos disciplinares abertos para apurar sua conduta em processos da Operação Lava Jato.

O ministro Toffolli entendeu que não houve irregularidades na decisão do TSE. Considerou que a decisão do tribunal buscou resguardar a legitimidade, a normalidade, a moralidade e a higidez da competição eleitoral.

Na decisão do Tribunal, foi apontado que o ex-deputado já havia sido condenado com pena de censura e advertência, e que ainda tinha 15 procedimentos abertos contra ele no órgão.

Em sua defesa no TSE, Dallagnol alegou que estava apto a concorrer às eleições de 2022. Seus advogados disseram que o pedido de exoneração foi realizado após o Conselho Nacional do Ministério Público fornecer uma certidão confirmando não haver processos em andamento contra ele.

Com a cassação, a vaga na Câmara foi ocupada por Luiz Carlos Hauly, do Podemos.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacons Segundo / Beatriz Albuquerque - 28/06/2023 20:20:24. Última edição: 28/06/2023 20:20:24

Tags: Deltan Dalagnol

Leia também:

Justiça cassa registro do presidente da Câmara de São Gonçalo, no Rio

A Justiça Eleitoral decidiu anuladas todas as candidaturas e votos obtidos pelo MDB nas eleições municipais de São Gonçalo, por fraude à cota de gênero. O presidente da Câmara Municipal, Alécio Breda, disse que respeita a decisão, mas que vai recorrer.

Plano Safra da agricultura familiar prevê R$ 77 bilhões em recursos

O novo Plano Safra reforçou o apoio aos agricultores de baixa renda, mulheres, indígenas, quilombolas e jovens do campo. Outra novidade é um programa para aquisição de máquinas específicas para agricultura familiar.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi