Política

TRE-PE e governo do estado assinam acordo para Eleições Acessíveis

O projeto criado durante as últimas eleições municipais, em 2020, é uma iniciativa pioneira do TRE pernambucano em parceria com a gestão estadual

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e o governo do estado assinaram nesta quinta-feira acordo para manter o projeto Eleições Acessíveis no pleito deste ano.

O projeto criado durante as últimas eleições municipais, em 2020, é uma iniciativa pioneira do TRE pernambucano em parceria com a gestão estadual, e disponibiliza serviço gratuito de transporte porta-a-porta de eleitores com deficiência visual, auditiva, com restrição de mobilidade, usuários de cadeira de rodas e autistas. 

24 veículos adaptados vão atender, além da capital Recife, as cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.

O convênio de cooperação entre a Justiça Eleitoral de Pernambuco e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado vale para os dois turnos das eleições, se houver. A secretaria estadual fica responsável por ceder os veículos adaptados e o Tribunal informa os roteiros para as residências dos eleitores e seus locais de votação. A estimativa é atender 250 eleitores no dia 2 de outubro. 

O Coordenador da comissão multidisciplinar de acessibilidade do TRE de Pernambuco, Acácio Leite, explica como o eleitor poderá solicitar o serviço.

De acordo com o TRE de Pernambuco, para as eleições deste ano, o estado tem 36.136 eleitores que declararam algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, um aumento de 5.425 eleitores em relação a 2020.

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki - 15/09/2022 17:06:08. Última edição: 15/09/2022 17:06:08

Tags: TRE-PE Pernambuco

Leia também:

TSE apresenta projeto-piloto com biometria em teste para eleições

O Teste de Integridade já existe desde 2002. É uma votação pública, aberta e auditada, realizada em urna já pronta para a eleição. Os votos em papel são digitados, contados e o resultado comparado à

ONU: Bolsonaro deve se encontrar com líderes de outros países

Entre os encontros, estão previstas reuniões com os presidentes do Equador, Guatemala, Polônia, Sérvia e com o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi