Política

TRE-SP facilita acesso de comunidades isoladas no dia da votação

Projeto atende ao menos 867 eleitores

Ao menos 867 pessoas, entre assentados da reforma agrária, caiçaras, quilombolas e indígenas, serão beneficiadas pelo Projeto Inclusão Político-Eleitoral, iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) voltada a promover a educação eleitoral e facilitar o voto no dia 2 de outubro, primeiro turno das eleições, de eleitoras e eleitores residentes em localidades isoladas.

TRE-SP facilita acesso de comunidades isoladas no dia da votação
© Agência Brasil

Segundo o TRE-SP, para viabilizar o voto desses eleitores foram criadas seções eleitorais para evitar deslocamentos até os locais de votação. O projeto incluiu ainda rodas de conversa sobre o processo eleitoral e cidadania, melhorias do transporte no dia da votação e atendimento itinerante com alistamento, revisão, transferência de seção e regularização de multas.

De acordo com o presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, existe a percepção de que algumas pessoas estão à margem do processo eleitoral e o projeto permite aumentar a inclusão dessas eleitoras e eleitores. “O nosso objetivo é que essas populações tenham representatividade”, disse.

O TRE-SP informou que o cronograma do projeto prevê ampliar sua área de atuação para 39 terras indígenas, 72 quilombos e 140 assentamentos até as eleições de 2028. “A ideia é que, a partir de 2023, a gente vá mapeando mais comunidades tradicionais, tendo um alcance maior, até permitir o exercício da cidadania a todos os eleitores do estado”, disse o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Correa.

O projeto começou com a identificação dos assentamentos, povos e comunidades tradicionais no estado. Em seguida, foi feito o mapeamento das localidades, por meio de análise estatística e cruzamento com dados de localização das zonas, postos e pontos eleitorais e locais de votação, de forma a criar um mapa dinâmico para orientar as estratégias e ações do projeto.

Por Agência Brasil - São Paulo / Edição: Fernando Fraga - 26/09/2022 19:22:36. Última edição: 26/09/2022 19:22:36

Tags: Eleições 2022 Eleições TRE-SP Eleitores Comunidades Isoladas

Leia também:

Ciro Gomes diz que seguirá com candidatura até o fim do pleito

Ciro Gomes diz que seguirá com candidatura até o fim do pleito

O candidato criticou a campanha pelo voto útil. "Querem eliminar a liberdade das pessoas de votarem no regime de dois turnos”, disse Ciro Gomes, em transmissão ao vivo.

Presidente Jair Bolsonaro recebe missão da OEA que observará eleições

Presidente Jair Bolsonaro recebe missão da OEA que observará eleições

O ex-chanceler do Paraguai Rubén Ramirez Lezcano, chefe da delegação, diz que a missão do grupo é de observação do respeito da institucionalidade do Brasil.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi