Política

Um dos mais criativos artistas do teatro, diz Lula sobre Zé Celso

Dramaturgo morreu hoje em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, nesta quinta-feira (6), a morte do ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, conhecido como Zé Celso. “O Brasil se despede hoje de um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro, um dos seus mais criativos artistas”, diz a nota assinada por Lula e divulgada pelo Palácio do Planalto.

Um dos mais criativos artistas do teatro, diz Lula sobre Zé Celso
© Akemi Nitahara/ Agência Brasil

Para Lula, Zé Celso foi um artista que buscou a inovação e a renovação do teatro e deixa um imenso legado na dramaturgia brasileira e na cultura nacional.

“Corajoso, sempre defendeu a democracia e a criatividade, muitas vezes enfrentando a censura. Transformou o Teatro Oficina em São Paulo em um espaço vivo de formação de novos artistas”, afirmou. “Meus sentimentos aos seus familiares, alunos e admiradores. O legado de José Celso Martinez marcou a história das artes no Brasil e não será esquecido”, acrescentou o presidente.

O dramaturgo morreu na manhã desta quinta-feira (6). Ele tinha 86 anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, desde terça-feira (4) após um incêndio ter atingido o apartamento em que morava. O fundador do Teatro Oficina teve 53% do corpo queimado, além de inalar fumaça.

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fernando Fraga - 06/07/2023 12:23:17. Última edição: 06/07/2023 12:23:17

Tags: Zé Celso Lula Dramaturgo Teatro Oficina

Leia também:

Reforma tributária terá novos ajustes e será votada nesta quinta-feira

Reforma tributária terá novos ajustes e será votada nesta quinta-feira

Discussão começa às 11h e votação deve ocorrer a partir das 18h. Coordenador do grupo de trabalho da reforma, deputado Reginaldo Lopes, proposta será votada em 1° e 2° turno até sexta-feira.

Reforma tributária deve ser votada nesta quinta-feira (6) na Câmara

Governadores das regiões sul, sudeste e do Mato Grosso do Sul se reuniram nesta quarta (5) com parlamentares para pedir a mudança na proposta de Conselho Federativo, que vai fazer repasses e compensações do novo Imposto sobre Bens e Serviços, que unifica o ISS e ICMS.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi