Prazo para imprimir 2ª via do título de eleitor termina na quinta (22)
Você pode pedir o documento no cartório da sua zona eleitoral. Também é possível imprimir o documento em casa.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que as duas opções possuem funções diferentes, na prática, após mudanças na legislação eleitoral, não há diferença alguma.
Os votos em branco contam como votos válidos? De acordo com o cientista político Edir Veiga, a resposta é não, não conta. O estudioso explica que é um voto de protesto..
Apesar de muitas pessoas acreditarem que as duas opções possuem funções diferentes, na prática, após mudanças na legislação eleitoral, não há diferença alguma. Na contagem final do TSE apenas os votos dados aos candidatos registrados nas urnas serão contabilizados.
Até 1997, os votos brancos eram considerados válidos e eram contabilizados para o candidato vencedor. Diante da obrigatoriedade do voto, a indicação nesse caso era um conformismo do eleitor com o candidato que vencesse as eleições. Mas as coisas mudaram, como esclarece o cientista político Edir Veiga.
Para se ter uma ideia, o percentual de votos nulos no segundo turno das eleições presidenciais de 2018 chegou a 7,4%, o maior percentual registrado desde 1989, totalizando 8,6 milhões de eleitores. Foi um aumento de 60% em relação ao segundo turno da eleição presidencial em 2014, quando 4,6% dos votos foram anulados.
Agência Brasil / Por Isidoro Calixto - Rádio Cultura - Belém (PA) / Edição: Radiojornalismo - GT Passos - 20/09/2022 18:30:13. Última edição: 20/09/2022 18:30:13
Tags: Votos Nulos Votos Brancos Votos Válidos Eleições 2022
Você pode pedir o documento no cartório da sua zona eleitoral. Também é possível imprimir o documento em casa.
Durante a edição 77 da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, o Brasil manteve a tradição e foi o primeiro país a discursar.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.