Política

Waldez Góes assume Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional

Novo ministro disse que gestão será pautada pela eficiência

O novo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse hoje (3) que vai dedicar esforços para tornar o país mais justo e desenvolvido. As declarações foram feitas durante cerimônia de transmissão de cargo.

Waldez Góes assume Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional
© José Cruz/ Agência Brasil

“Sei que não será uma missão fácil. Herdamos um Brasil que foi desgovernado nos últimos anos, com o agravamento das desigualdades regionais e o consequente aumento da fome e da pobreza no país”, afirmou.

Entre as medidas que serão tomadas na nova gestão, Góes adiantou que vai buscar aumentar a participação de fundos constitucionais para financiar a integração regional do país, além de retomar obras e fortalecer autarquias, como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf).

“Nossa atuação será pautada na eficiência e transparência, sem desperdícios, aplicando os recursos públicos em busca de resultados sociais concretos para promoção da integração nacional e do desenvolvimento regional sustentável”, garantiu.

Na avaliação do ministro, houve retrocessos em governos anteriores, como falta de recursos e estrutura para a pasta e queda de indicadores sociais.

“Os indicadores de desenvolvimento humano no Brasil caíram a níveis que nos envergonham. O trato do governo anterior acarretou em problemas severos também para o ministério, que sofreu redução nos seus recursos orçamentários destinados ao cumprimento de suas atribuições institucionais”, disse.

Waldez Góes foi governador do Amapá por quatro mandatos. Fundou a força tarefa de proteção da Amazônia e também presidiu o Consórcio da Amazônia Legal, que se reuniu na COP 27, realizada no fim do ano passado no Egito.

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fernando Fraga - 03/01/2023 16:50:14. Última edição: 03/01/2023 16:50:14

Tags: Waldez Góes Transmissão De Cargo Ministério Da Integração E Desenvolvimento Regional

Leia também:

Ministros assumem Desenvolvimento Agrário, Transportes e Trabalho

Paulo Teixeira assumiu o ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Luiz Marinho a pasta do Trabalho e Emprego; e Renan Filho o recém-criado Ministério dos Transportes.

 Ministros nomeados por Lula abrem 13 vagas no Congresso Nacional

 Ministros nomeados por Lula abrem 13 vagas no Congresso Nacional

Os titulares tomarão posse no Congresso Nacional em 1º de fevereiro e oficializarão licenças das Casas Legislativas para exercerem funções de ministros.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi