Saúde recomenda uso de máscara diante de sintomas gripais
Indicação também vale para quem tem fatores de risco para covid-19, como imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades em situações como locais fechados e não ventilados.
Ainda assim, a cobertura vacinal está abaixo da meta
O Brasil registrou 50 milhões de doses aplicadas contra a gripe, segundo balanço divulgado pelo o Ministério da Saúde nesta sexta-feira.
A cobertura vacinal entre gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores da saúde e professores ultrapassou 50%, mas a meta é imunizar 90% desse grupo prioritário.
Mais de 80 milhões de doses trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. E ainda há vacinas disponíveis no SUS para pessoas a partir dos 6 meses de idades.
Quem ainda não se vacinou precisa verificar o calendário de sua cidade e a disponibilidade do imunizante contra a gripe.
De acordo com as secretarias estaduais de saúde de São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Mato Grosso, por exemplo, a vacinação segue até o dia 30 de junho. No estado de Minas Gerais, até 31 de julho.
Já as secretarias do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul informam que a vacinação segue enquanto durarem os estoques.
E para pessoas com sintomas gripais, que apresentem fatores de risco para Covid-19 e casos suspeitos ou confirmados da doença, a recomendação da área técnica do Ministério da Saúde é de uso de máscaras de proteção facial.
A justificativa é de que embora a Organização Mundial da Saúde tenha declarado o fim da emergência em saúde pública de importância internacional, o coronavírus continua a circular.
Medidas não farmacológicas que incluem o distanciamento social, a higiene das mãos e o isolamento de casos suspeitos ou confirmados também foram destacadas em nota técnica.
A vacinação contra covid-19 também está disponível para toda a população acima de seis meses. O reforço da bivalente está disponível para toda população acima de 18 anos que tenha recebido pelo menos duas doses da vacina.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 23/06/2023 19:35:24. Última edição: 23/06/2023 19:35:24
Tags: Vacina Contra Gripe
Indicação também vale para quem tem fatores de risco para covid-19, como imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades em situações como locais fechados e não ventilados.
Cenário se dá por causa da sazonalidade da gripe pediátrica, período em que doenças respiratórias têm causado grande impacto nos sistemas de saúde do estado, informa Secretaria de Saúde.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.