Saúde

Açafrão e cúrcuma protegem contra doenças mentais, diz estudo

A novidade apontada em um estudo publicado em duas revistas científicas estrangeiras é que essas ervas possuem funções protetoras contra esclerose múltipla, Alzheimer, doença de Parkinson, depressão, ansiedade e outras patologias.

Os benefícios para a saúde que o açafrão e a cúrcuma oferecem já são velhos conhecidos dos brasileiros. A novidade apontada em um estudo publicado em duas revistas científicas estrangeiras é que essas ervas possuem funções protetoras contra esclerose múltipla, Alzheimer, doença de Parkinson, depressão, ansiedade e outras patologias.

Com base nessa descoberta, a farmacêutica e especialista em atenção farmacêutica pela Universidade de São Paulo, Paula Molari, explica como a cúrcuma age em nosso organismo. 

Já o açafrão, popularmente usado na culinária, além de temperar os alimentos, é uma especiaria que tem atuação vascular peculiar, auxiliando no controle da ansiedade, como conta Paula Molari.

Para se obter os benefícios, cada pessoa deve consumir cerca de um grama e meio de cada ativo por dia, seja no alimento ou de forma isolada. 

Independentemente do ativo, é fundamental a orientação médica para o consumo de alimentos e suplementos com fins terapêuticos, mesmo que não haja contra indicações.

* Com supervisão da jornalista Nadia Faggiani 

Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino*, estagiário da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nadia Faggiani (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) - 25/12/2022 13:00:03. Última edição: 25/12/2022 13:00:03

Tags: Açafrão Curcuma Saúde Alzheimer Depressão Doenças Mentais

Leia também:

Estudo mostra viabilidade de medicamento no combate ao HIV

A PrEP é importante tecnologia de prevenção, especialmente em populações como HSH, travestis e mulheres trans na América Latina, diz estudo publicado na revista The Lancet.

Inca estima que Brasil deve registrar 220 mil casos câncer de pele

63% da população não faz o uso de nenhum tipo proteção solar segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi