Saúde

Adolfo Lutz faz análise de amostras de sangue de casal morto em SP

Exames laboratoriais vão determinar a causa das mortes

As amostras biológicas do casal que faleceu após viagem para a área rural de Campinas, no interior de São Paulo, e ao distrito de Monte Verde, em Minas Gerais, foram enviadas nesta segunda-feira (12) para o instituto Adolpho Lutz na capital paulista para investigação da causa das mortes.  

De acordo com laudo médico, o homem de 42 anos e sua namorada faleceram com suspeita de dengue, febre maculosa ou leptospirose. Ainda de acordo com o boletim médico da secretaria de saúde de Jundiaí, eles começaram a apresentar febre, dor no corpo e manchas vermelhas na pele no dia 3 de junho.   

A secretaria de saúde de Camanducaia, em Minas Gerais, onde fica o distrito de Monte Verde, afirmou em nota que não há registro na cidade de febre maculosa e do carrapato transmissor há mais de 20 anos. E que é improvável que o casal tenha pego a doença na cidade, uma vez que os sintomas apareceram justamente no dia em que o casal chegou a Monte Verde.  

A febre maculosa é causada por uma bactéria transmitida por carrapatos. Ela apresenta sintomas parecidos aos da dengue e leptospirose, como febre alta, dores musculares, inchaço e vermelhidão nas mãos e nos pés. Na forma grave, causa paralisia dos membros e dos pulmões e por isso apresenta alta letalidade. O tratamento é feito com antibiótico específico. Cabe ressaltar que a incidência da doença é baixa no estado de São Paulo. De acordo com dados do centro de vigilância epidemiológica, foram registrados 25 casos no ano passado na região de Campinas e 52 em todo o estado.  

Já a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e causa sintomas semelhantes aos da febre maculosa e da leptospirose, além de manchas vermelhas na pele. Não há tratamento específico para a doença e na maioria dos casos a pessoa se recupera após 10 dias de descanso e tratamento dos sintomas.   

Por fim, a leptospirose é transmitida pelo contato com a urina de ratos e outros animais, como bois, ovelhas e porcos e é frequentemente associada a pessoas que tiveram contato com água de enchentes. Os sintomas são semelhantes aos das doenças anteriores, e na forma grave ela pode causar insuficiência renal e hemorragias pulmonares, o tratamento neste caso é feito com antibióticos.  

Na maioria das vezes, a diferenciação entre essas 3 doenças é feita através de exames laboratoriais além de histórico de viagem dos pacientes.   

  

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Paula de Castro / Pedro Lacerda - 12/06/2023 16:27:41. Última edição: 12/06/2023 16:27:41

Tags: Casal Morte Suspeita São Paulo Febre Maculosa

Leia também:

São Paulo regulamenta fornecimento de canabidiol para doenças raras

O tratamento com canabidiol será permitido para as seguintes doenças raras: Síndrome de Dravet, Síndrome de Lennox-Gastaut e Esclerose Tuberosa.

ANS autoriza reajuste de 9,63% para planos individuais e familiares

O reajuste anual máximo autorizado é para os planos contratados a partir de janeiro de 1999 e será aplicado pelas operadoras no aniversário dos contratos. Ou seja, no mês da contratação dos serviços.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi