Em Roraima, Lula visita hospital e casa de apoio à saúde indígena
Na noite de ontem (20), Lula institui o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami.
Os agentes comunitários de saúde também foram reconhecidos
A partir de agora, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias são considerados profissionais de saúde. A mudança veio com a lei que regulamenta as profissões e foi sancionada nesta sexta-feira, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
© Valter Campanato/ Agência Brasil
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que a medida reconhece a importância desses profissionais.
No país, são 265 mil agentes comunitários, que atuam na área de Saúde da Família. Eles ajudam a prevenir doenças e a promover a saúde em ações domiciliares, comunitárias, individuais e coletivas. Além deles, outros 61 mil profissionais de combate às endemias fazem a vigilância epidemiológica e ambiental. Esses profissionais previnem e controlam doenças e promovem a saúde.
De acordo com Lula, esse reconhecimento é uma conquista histórica para as categorias. O presidente Lula acrescentou que os trabalhadores lutaram muito para regulamentar as profissões de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias.
Agência Brasil / Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília Atualizado em 21/01/2023 - 09:13 / Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde - 21/01/2023 10:40:07. Última edição: 21/01/2023 10:40:07
Tags: Agentes Comunitários De Saúde
Na noite de ontem (20), Lula institui o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami.
Pelo texto sancionado nesta sexta (20) pelo presidente Lula, esses trabalhadores passam a poder acumular cargos públicos, além de terem asseguradas melhores condições de trabalho.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.