Saúde

ANS suspende comercialização de 31 planos de saúde por mau desempenho

Novos clientes não podem ser captados até que a avaliação melhore

O mau desempenho no atendimento aos usuários levou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a suspender, por um trimestre, a comercialização de 31 planos de saúde, pertencentes a nove operadoras. Os beneficiários desses planos permanecem com suas coberturas, mas novos clientes não podem ser captados até que a avaliação melhore.

ANS suspende comercialização de 31 planos de saúde por mau desempenho
© Marcello Casal Jr Agência Brasil

A lista de planos com a comercialização suspensa foi divulgada nesta segunda-feira (19) e pode ser consultada no site da agência. Na página, também é possível consultar os planos de saúde que já estavam suspensos e ainda não foram liberados.

A agência reguladora tomou como base para a suspensão as mais de 46 mil reclamações registradas pelos clientes no primeiro trimestre de 2023, por meio do Monitoramento da Garantia de Atendimento. Os planos que tiveram a comercialização suspensa no monitoramento mais recente somam 407 mil usuários.

O bloqueio de novas vendas passa a valer em 23 de junho, próxima sexta-feira. Para que a suspensão seja revista, as empresas precisam melhorar o desempenho na próxima avaliação trimestral. Após o monitoramento do primeiro trimestre, 15 planos que estavam com a comercialização suspensa foram liberados para realizar novos contratos.

Por Vinícius Lisboa - repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Maria Claudia - 19/06/2023 12:21:23. Última edição: 19/06/2023 12:21:23

Tags: ANS Planos De Saúde Comercialização Operadoras

Leia também:

Anemia falciforme foi invisibilizada pelo racismo, mostram entidades

Anemia falciforme foi invisibilizada pelo racismo, mostram entidades

Médica diz que história do cuidado com a doença revela que o problema não ganhou a atenção devida em vista de os pacientes serem da população negra e de maior vulnerabilidade.

Chegada do inverno aumenta a importância da vacinação

Com a proximidade do inverno e das baixas temperaturas, em boa parte do país, é importante se vacinar contra as principais doenças respiratórias, como covid-19 e gripe.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi