Saúde

ANS suspende comercialização de 32 planos de saúde

Proibição entra em vigor no dia 29 de março

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de 32 planos de saúde de oito operadoras por causa da grande quantidade de reclamações nos últimos três meses de 2022.

ANS suspende comercialização de 32 planos de saúde
© Marcello Casal Jr Agência Brasil

A proibição do ingresso de novos clientes nesses planos entra em vigor no dia 29 de março, e terá duração de três meses.  De 1º de outubro de 2022 a 31 de dezembro de 2022, a ANS recebeu 42.043 reclamações, que tratam de descumprimento dos prazos máximos para consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.

No total, os planos suspensos atendem 436.526 usuários.

A agência autorizou o retorno da venda de sete planos de duas operadoras, por não apresentarem mais risco de falhas na assistência à saúde aos beneficiários.

A ANS faz um monitoramento e avaliação das operadoras a partir das queixas registradas pelos usuários. Os planos com grande quantidade de reclamações têm a venda suspensa e são reavaliados trimestralmente. Aqueles que sanarem as falhas são liberados a comercializar novamente.

 

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Carolina Pimentel - 24/03/2023 17:50:29. Última edição: 24/03/2023 17:50:29

Tags: ANS Planos De Saúde

Leia também:

Estado de SP registra queda no número de casos de dengue neste ano

No mesmo período de 2022, foram confirmados 41 mil casos, com 39 óbitos. Alerta é para o controle e eliminação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença, diz SES.

Brasil registra 78 mil novos casos de tuberculose em 2022

Brasil registra 78 mil novos casos de tuberculose em 2022

Ministério da Saúde anuncia que Amazonas, Rio de Janeiro e Roraima tiveram os maiores coeficientes de incidência: 84,1, 75,9 e 68,6 casos da doença para cada grupo de 100 mil habitantes.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi