Saúde

ANS suspende temporariamente venda de 38 planos de saúde

Medida vale a partir de terça-feira (3)

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente, a partir desta terça-feira (3), a venda de 38 planos de saúde de dez operadoras, devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial, feitas no segundo trimestre de 2023.

ANS suspende temporariamente venda de 38 planos de saúde
© Marcello Casal Jr Agência Brasil

A ANS adverte que os consumidores não devem contratar os planos de saúde desta lista.  Se receber oferta para adquirir um desses planos, o consumidor deve denunciar à agência.

De acordo com a ANS, a medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores.

O diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da agência, Alexandre Fioranelli, dimensiona o impacto da suspensão temporária da comercialização. "Ao todo, 394.313 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento", afirmou o diretor.

Liberação

A ANS também divulgou a lista de 12 planos de seis operadoras que poderão voltar a ser comercializados, após as análises feitas no mesmo período, dentro do Monitoramento da Garantia de Atendimento. A lista dos planos reativados pode ser consultada aqui.

Reclamações

O Monitoramento da Garantia de Atendimento é realizado trimestralmente, com base nas reclamações recebidas pela ANS e na quantidade de beneficiários de planos de saúde.

As queixas consideradas no monitoramento da ANS se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial. 

No período de 1º de abril a 30 de junho, foram registradas 58.035 reclamações de assistências prestadas pelos planos de saúde.

Para abrir denúncia na ANS, para mais informações ou dúvidas sobre a prestação de serviços pelas operadoras de saúde, o usuário pode ligar gratuitamente para o  

Disque ANS (0800 701 9656) ou acessar o site do Fale Conosco, da agência reguladora [ https://www.gov.br/ans/pt-br/canais_atendimento/canais-de-atendimento-ao-consumidor ]. 

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Juliana Andrade - 02/10/2023 17:15:25. Última edição: 02/10/2023 17:15:25

Tags: Planos De Saúde ANS Operadoras De Plano De Saúde

Leia também:

Tratamento menos invasivo para câncer de pele fica disponível no SUS

Tratamento menos invasivo para câncer de pele fica disponível no SUS

Pacientes de câncer de pele do SUS vão ter acesso a um tratamento rápido, menos invasivo e criado pela USP. De baixo custo, o aparelho de terapia fotodinâmica consegue fazer o diagnóstico e o tratamento no mesmo dia. A incorporação já foi aprovada pelo Ministério da Saúde e deve estar disponível para os pacientes em 180 dias. A Lourdes Catarina de Húngaro gostou dos resultados do tratamento, que já é oferecido no setor privado. O tratamento é feito em duas sessões de iluminação feitas no mesmo dia e o paciente pode voltar para casa.

Conheça os sintomas de depressão em crianças e adolescentes

Conheça os sintomas de depressão em crianças e adolescentes

De acordo com um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria, a SPB, com base em dados do Ministério da Saúde, cerca de mil crianças e adolescentes, na faixa etária entre 10 e 19 anos de idade, cometem suicídio no Brasil, a cada ano.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi