Saúde

Anvisa alerta para novos casos de falsificação de botox

Lotes irregulares foram proibidos de serem vendidos ou distribuídos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, nesta quarta-feira (5), um alerta a população e aos profissionais de saúde após a identificação de novos casos de adulteração e falsificação do medicamento Botox, também conhecido como toxina botulínica.

Anvisa alerta para novos casos de falsificação de botox
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Segundo a agência, algumas remessas internacionais do produto foram interceptadas pela área de portos e aeroportos do órgão com uma falsa descrição de conteúdo, além do prazo de validade adulterado e frascos do remédio no idioma turco.

A empresa detentora do registro do medicamento Botox, Allergan Produtos Farmacêuticos, confirmou à Anvisa que o lote original C6835C3 tem o prazo de validade de 12/2023 e deveria ser comercializado apenas na Turquia, não tendo sido importado ao Brasil pelos meios oficiais. Na embalagem dos produtos apreendidos, constava o prazo de validade de dezembro de 2024.

Os lotes irregulares foram proibidos de serem comercializados ou distribuídos.

A Anvisa orienta que, caso profissionais de saúde e pacientes identifiquem os produtos falsificados, não façam uso do medicamento e notifiquem imediatamente a Anvisa, por meio dos seus canais de atendimento.

Por Pedro Lacerda - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Juliana Andrade - 05/04/2023 18:25:12. Última edição: 05/04/2023 18:25:12

Tags: Anvisa Falsificação Botox Toxina Botulínica

Leia também:

Varizes: 76% dos casos atingem as mulheres

De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 46 mil mulheres foram internadas por varizes em 2022 o que representa aumento de mais de 100% em comparação a 2021

Máscara deixa de ser obrigatória na área de saúde na capital paulista

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, uso da máscara em hospitais e clínicas pôde ser dispensado devido à alta cobertura vacinal contra covid-19 na população paulistana.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi