Saúde

Anvisa analisa uso emergencial de nova vacina contra covid-19

Imunizante deve ser mais eficiente contra variante Ômicron

Um pedido de Autorização de Uso Emergencial para a versão da vacina bivalente contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório farmacêutico Moderna e comercializada pela Adium, foi apresentado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta sexta-feira (17).

Segundo a Anvisa, a vacina bivalente contém uma mistura de cepas do vírus SARS-Cov-2 e promete conferir maior proteção à variante Ômicron, quando comparada com vacinas monovalentes. Por sua transmissibilidade, observa a agência, a variante Ômicron causa preocupação às autoridades sanitárias do país.

Anvisa analisa uso emergencial de nova vacina contra covid-19
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Adium havia apresentado o pedido de registro da vacina, em janeiro. "Este pedido se encontra em análise pela equipe técnica da Anvisa. Porém, a empresa decidiu protocolar a Autorização de Uso Emergencial, paralelamente ao pedido do registro, de acordo com a manifestação favorável do Ministério da Saúde, conforme previsto no parágrafo único do Art. 1º da Resolução (RDC) 688, de 13 de maio de 2022", explicou a agência, em nota.

Uso Emergencial

Uma vez recebido o pedido de Autorização de Uso Emergencial, a Anvisa tem 30 dias para concluir sua avaliação. Esse prazo é interrompido sempre que for necessário solicitar à empresa a complementação de informações ou esclarecimentos sobre os dados de qualidade, de eficácia e de segurança apresentados.

Por Karine Melo - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Kelly Oliveira - 17/02/2023 15:40:29. Última edição: 17/02/2023 15:40:29

Tags: Covid-19 Moderna Ômicron Coronavírus

Leia também:

Fiocruz recomenda cuidados de higiene a foliões durante o carnaval

Quem está com sintomas de gripe, o melhor mesmo é ficar em casa e adiar a folia, pois, conforme enfatizou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do Boletim InfoGripe Fiocruz, a transmissão de vírus respiratórios é facilitada em eventos com grande aglomeração.

Ministério da Saúde lança campanha nacional de prevenção às ISTs

Prestes a começar o carnaval, a campanha tem como objetivo incentivar um comportamento sexual seguro, estimular a testagem sorológica e o tratamento precoce de todas as infecções sexualmente transmissíveis, especialmente o HIV.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi