Saúde

Anvisa aprova registro de kit para diagnóstico de febre maculosa

Fabricado pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, é o segundo autorizado no Brasil com essa finalidade e utiliza a técnica PCR, que permite a detecção do material genético de bactérias transmitidas pela picada do carrapato-estrela

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o registro de um novo produto para identificação e diagnóstico da febre maculosa. 

O kit, fabricado pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, é o segundo autorizado no Brasil com essa finalidade e utiliza a técnica PCR, que permite a detecção do material genético de bactérias transmitidas pela picada do carrapato-estrela.

Segundo determinação da Anvisa, o teste deve ser realizado por profissionais da área de saúde com conhecimento específico em biologia molecular.

A febre maculosa é transmitida pela picada de carrapato-estrela infectado. E não passa diretamente de pessoa para pessoa nem pelo contato com animais infectados. Os humanos costumam ser apenas hospedeiros acidentais do carrapato. 

Ela tem como hospedeiros preferidos os equídeos, como cavalos, mas pode também parasitar bovinos, animais domésticos e silvestres. 

Entre os sintomas, estão, além da febre, dores de cabeça e muscular, mal-estar, náuseas, vômitos, manifestações hemorrágicas e manchas avermelhadas na pele.

Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista - 05/07/2023 11:25:08. Última edição: 05/07/2023 11:25:08

Tags: Anvisa Febre Maculosa

Leia também:

Campanha de combate às hepatites virais será permanente

Campanha de combate às hepatites virais será permanente

Sociedade Brasileira de Hepatologia se reúne na próxima semana com o Ministério da Saúde para traçar metas e planos a fim de estender pelo país ações de diagnóstico, tratamento e combate à doença.

Ato em Brasília faz defesa do SUS, da vida e da democracia

Ato em Brasília faz defesa do SUS, da vida e da democracia

No ato estavam participantes da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que reúne cerca de seis mil pessoas e representa a retomada da participação popular na construção das políticas para o SUS.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi