Brasil é o país mais afetado por novo surto de dengue nas Américas
Quase 3 milhões de casos de dengue já foram confirmados até junho deste ano no continente Americano
Resolução entra em vigor em 1ª de agosto
No dia 1º de agosto, vai entrar em vigor a resolução da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que permite a realização de exames de análise clínica em farmácias e consultórios.
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil
De acordo com a norma, os exames são testes rápidos, sem a necessidade de envio para laboratórios, limitando a serem de triagem e por isso não substituem o diagnóstico laboratorial convencional.
Vão ser liberados, por exemplo, os testes de HIV, dengue, colesterol, malária e hepatite. São quase 50 exames de análises clínicas.
Vale lembrar que, até então, apenas testes de covid-19 e de glicemia podiam ser feitos nas farmácias e consultórios.
Essa medida busca ampliar o acesso da população ao diagnóstico clínico e reforça o papel dos laboratórios clínicos no estímulo à política de qualidade dos exames.
A norma foi avaliada e aprovada pela Diretoria Colegiada da Agência na Reunião Ordinária Pública ocorrida em maio.
E a fim de monitorar a etapa de implementação das novas regras, o Ministério da Saúde e a Anvisa irão integrar o grupo de trabalho que vai ajudar a avaliar o alcance dos objetivos da resolução e o impacto no SUS, no mercado e na sociedade.
Os serviços terão até 180 dias para se adequarem às regras atualizadas.
Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Daniel Ito/ Renata Batista - 24/07/2023 10:25:07. Última edição: 24/07/2023 10:25:07
Tags: Anvisa Farmácia Exame De Análise Clínica
Quase 3 milhões de casos de dengue já foram confirmados até junho deste ano no continente Americano
No Pará, estado com maior número de casos da doença no Brasil, estudos apontam que a transmissão oral já representa a maioria das ocorrências, 80% dos diagnósticos.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.