Acre inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes
Além da vacinação intensiva, feita com busca ativa de não vacinados, a ação pretende investigar pacientes com paralisias flácidas agudas, que podem indicar suspeitas de pólio
Muitos desses produtos não têm registro de venda no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou o prazo para coleta de informações sobre alimentos para atender necessidades de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas. As sugestões podem ser enviadas até o dia 19 de junho de 2023 por meio de formulário.
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil
A proposta é conhecer alimentos para fins especiais que não são comercializados no Brasil por não se enquadrarem nos regulamentos atuais. “As contribuições irão ajudar a agência a identificar oportunidades de melhoria nas normas, para facilitar o acesso da população brasileira a alimentos inovadores”, informou.
As informações podem ser apresentadas pelos diversos interessados, incluindo empresas produtoras desses alimentos, profissionais de saúde, pesquisadores e consumidores. Também podem contribuir associações que representam as pessoas com condições metabólicas e fisiológicas especiais.
Alimentos para necessidades específicas ou especiais são alimentos para atender pessoas com alteração metabólica ou fisiológica que cause mudanças na utilização biológica de nutrientes ou na via de consumo alimentar (enteral ou parenteral).
São exemplos de necessidades alimentares especiais: erros inatos do metabolismo (doenças genéticas, geralmente hereditárias, nas quais o corpo não consegue transformar adequadamente os alimentos em energia); doença celíaca (intolerância ao glúten); intolerâncias alimentares; alergias alimentares; transtornos alimentares; prematuridade; e nefropatias (doenças renais).
Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Carolina Pimentel - 27/05/2023 15:50:16. Última edição: 27/05/2023 15:50:16
Tags: Anvisa Alimentos Para Fins Especiais
Além da vacinação intensiva, feita com busca ativa de não vacinados, a ação pretende investigar pacientes com paralisias flácidas agudas, que podem indicar suspeitas de pólio
Atividades de destaque foram relatadas em livro da 4ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional do PNAE, do Ministério da Educação.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.