Saúde

Anvisa registra vacina da Fiocruz contra 4 tipos de meningite

Iniciativa está alinhada à busca pela autossuficiência na saúde

O combate a meningite acaba de ganhar um reforço. O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz e a Fundação Ezequiel Dias receberam o registro da Anvisa para a produção da vacina meningocócica ACWY conjugada, que previne contra os 4 principais sorogrupos da doença. No Brasil, entre os anos de 2009 e 2021, foram confirmados mais de 200 mil casos de meningite. E no mundo estima-se que ocorram anualmente mais de 1 milhão de casos.

A iniciativa está alinhada à busca pela autossuficiência nacional na área da saúde, como explica Mauricio Zuma, diretor de Bio-Manguinhos. 

O imunizante contra a meningite está presente no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos de idade desde 2020.

Recentemente, o Ministério da Saúde ampliou esta indicação para adolescentes de 13 e 14 anos de idade, com o objetivo de reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe. O registro é fruto de parceria com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK), realizada em alinhamento com o Ministério da Saúde. 

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 15/05/2023 18:40:15. Última edição: 15/05/2023 18:40:15

Tags: Meningite

Leia também:

Hemocentros alertam para baixo estoque de sangue nas unidades de SP

Hemocentros alertam para baixo estoque de sangue nas unidades de SP

Para doar sangue é preciso fazer o agendamento no site fundação para acelerar o processo. As unidades paulistas estão operando com menos de 40% de sua capacidade.

Amapá registra morte de duas crianças após surto de gripe

O aumento de casos está lotando os leitos pediátricos em hospitais do estado e fez com que salas administrativas fossem transformadas em espaços para 32 novos leitos clínicos.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi