Saúde

Anvisa renova autorização de vacinas e medicamentos de uso emergencial

Para que sejam fabricados, produtos precisam de registro definitivo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução que permite a utilização de medicamentos e vacinas autorizados para uso emergencial durante a pandemia de covid-19. 

Anvisa renova autorização de vacinas e medicamentos de uso emergencial
© Arquivo/GSK/Direitos Reservados

Em nota, a agência destacou que, com o fim da emergência de saúde pública de importância nacional, a norma que estabelecia regras para concessão e manutenção das autorizações de uso emergencial perdeu a vigência. 

Comercialização

“Para que medicamentos e vacinas aprovados por meio dessas autorizações ainda possam ser utilizados, a Anvisa publicou a nova norma, permitindo o uso, a distribuição e a comercialização desses produtos, desde que tenham sido fabricados até o último dia 21 de maio”, esclarece a decisão. 

A nova resolução reconhece que os medicamentos e as vacinas mantêm sua eficácia e segurança e seguem com avaliação positiva na relação benefícios x riscos. Confira a lista abaixo: 

- vacina Comirnaty bivalente BA.1 

- vacina Comirnaty bivalente BA.4/BA.5 

- vacina CoronaVac 

- medicamento Sotrovimabe e Lagevrio (molnupiravir) 

- medicamento Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir) 

Ainda segundo a Anvisa, para que continuem a ser fabricados após 21 de maio, esses produtos precisam ter seu registro definitivo solicitado pelas empresas.  

“Até o momento, as vacinas CoronaVac e Comirnaty bivalente BA.4/BA.5, além do medicamento Paxlovid, já possuem pedido de registro em análise”, finalizou a Anvisa.

 

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Kleber Sampaio - 06/06/2023 09:15:25. Última edição: 06/06/2023 09:15:25

Tags: Anvisa Vacinas Uso Emergencial

Leia também:

Fiocruz assina acordo para retomar produção de vacina BCG no país

Fiocruz assina acordo para retomar produção de vacina BCG no país

A Fundação Ataulfo de Paiva produzia o imunizante até o ano passado. Desde então, o Ministério da Saúde tem importado a vacina.

Governo abre crédito de R$ 200 milhões para combater gripe aviária

Governo abre crédito de R$ 200 milhões para combater gripe aviária

Ministério da Agricultura disse que, com a confirmação de casos da doença em aves silvestres em pelo menos quatro estados, as ações de contenção serão intensificadas.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi