Saúde

Atendimentos gratuitos vão identificar retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira evitável no mundo. E no Brasil, os diagnósticos aumentaram 60% nos últimos 10 anos, segundo o CBO, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira evitável no mundo. E no Brasil, os diagnósticos aumentaram 60% nos últimos 10 anos, segundo o CBO, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Atendimentos gratuitos vão identificar retinopatia diabética

Para identificar e tratar a doença, atendimentos gratuitos vão acontecer pelo Brasil até início do mês que vem. As ações fazem parte do Novembro Azul dedicado à prevenção, ao diagnóstico e tratamento da diabetes.

A doença é caracterizada pelas altas taxas de açúcar no sangue de forma permanente e a pessoa não percebe o que está acontecendo. É o que explica o médico Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO.

Segundo o médico, a retinopatia diabética é consequência da diabetes. E a visão já afetada significa doença avançada. 

Cristiano Caixeta recomenda o controle contínuo dos níveis de açúcar no sangue para evitar que a doença surja ou se agrave.

No mutirão contra a retinopatia diabética, as equipes nos municípios terão médicos especialistas em visão e alunos voluntários. Eles vão oferecer exames gratuitos pra identificar de forma precoce a doença, além de testes laboratoriais.

E no dia 25 de novembro, a partir das 9h, rola a maratona de conteúdos educativos, debates e palestras no YouTube do CBO.

A programação completa da maratona e do mutirão, você encontra em 24hpelodiabetes.com.br.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Marques / Alessandra Esteves - 20/11/2023 20:45:08. Última edição: 20/11/2023 20:45:08

Tags: Retinopatia Diabética Cegueira Diagnósticos CBO

Leia também:

Dia de Combate ao Aedes aegypti: país supera casos de dengue de 2022

De acordo com o Ministério da Saúde, o clima quente colabora para a reprodução do mosquito, mas ações realizadas entre abril e setembro deste ano em parceria com os estados e municípios resultaram na “expressiva queda” de 97% do número de casos notificados de dengue no Brasil.

Domingo é o Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti

Ministério da Saúde diz que ações adotadas em parcerias com secretarias de saúde resultaram na queda de 97% do total de casos notificados de dengue no Brasil, entre abril e setembro.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi