Saúde

Atividade física ajuda a combater atrofia do cérebro

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) com 45 pessoas entre 60 e 65 anos de idade mostrou que aquelas que se mantinham ativas tinham maior volume cerebral.

Os benefícios da atividade física para pessoas idosas vão da saúde dos músculos à do cérebro. Ademar dos Santos, que tem 70 anos, conta que nunca foi muito rígido com a atividade física, mas sempre teve a bicicleta como companheira e agora, com o avanço da idade, aumentou a frequência na academia.

Além do conforto do corpo e da disposição, a atividade física também ajuda a combater a atrofia do cérebro. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) com 45 pessoas entre 60 e 65 anos de idade mostrou que aquelas que se mantinham ativas tinham maior volume cerebral.

O autor da pesquisa de doutorado, Lucas Melo Neves, destaca a importância do treino para a aptidão respiratória, nossa capacidade de absorver o oxigênio.

Das 71 áreas cerebrais analisadas no estudo, houve diferença significativa em 48 áreas entre os que faziam 150 minutos ou mais de atividade física por semana. Uma das áreas beneficiadas foi o lobo frontal, responsável pelo pensamento e pela emoção.

 

* Com produção de Renato Lima.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum, repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: LP - 28/12/2022 12:50:13. Última edição: 28/12/2022 12:50:13

Tags: Cérebro

Leia também:

Ministério da Saúde lança Rede Brasileira de Pesquisa Clínica

Ministério da Saúde lança Rede Brasileira de Pesquisa Clínica

Ministério da Saúde diz que meta é incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação em pesquisa clínica. Rede funcionará como um fórum de cooperação técnico-científica.

Presidente sanciona lei que regulamenta prática da telessaúde no país

Presidente sanciona lei que regulamenta prática da telessaúde no país

Regulamentação deve possibilitar novas estruturas de atendimento remoto e o desenvolvimento de tecnologia nacional, gerando empregos e movimentando a economia.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi