Saúde

Boa Vista terá hospital de campanha para atender indígenas Yanomami

Estrutura está sendo instalada na Casa de Saúde Indígena Yanomami e terá equipe multidisciplinar, com médicos, farmacêuticos e profissionais de enfermagem que atenderão aproximadamente 700 indígenas.

O hospital de campanha da Aeronáutica que vai prestar atendimento a indígenas Yanomami começou a ser instalado na Casa de Saúde Indígena Yanomami em Boa Vista, na tarde desta terça-feira (24). O secretário nacional de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba, deu detalhes sobre a implantação do hospital de campanha.

“Estamos implantando um hospital de campanha aqui em Boa Vista para a gente resolver esse problema da assistência dos indígenas que estão alojados na Casa de Apoio, e também dando assistência para os indígenas que estão chegando do território. Mas a nossa intenção é levar um desses hospitais de campanha para dentro do território indígena Yanomami, para região do Surucucu, levando uma estrutura mínima, com profissionais, com materiais, com insumos, e tentar recuperar todo o esquema de vacinação que foi fragilizado naquela região”.

Sob a coordenação dos Ministérios da Saúde e da Defesa, o hospital de campanha terá uma equipe multidisciplinar, com médicos, farmacêuticos e profissionais de enfermagem que atenderão aproximadamente 700 indígenas. Foram enviados aparelhos de raio-X e ultrassonografia, e uma unidade celular de saúde, com leitos de internação para pacientes ambulatoriais, estabilização de pacientes graves, farmácia e laboratório.

Segundo dados da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), mais de mil indígenas foram resgatados do território Yanomami nos últimos dias, inclusive crianças com quadro de desnutrição acentuada e malária.

Agência Brasil / Por Vanessa Vieira - Repórter da Rádio Universitária - Boa Vista / Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes - 25/01/2023 12:20:10. Última edição: 25/01/2023 12:20:10

Tags: Yanomami Saúde Indígena

Leia também:

Na enfermagem, maioria das mortes foram de pessoas com menos de 60

Além da maioria ter até 60 anos, mais da metade dos profissionais de enfermagem que morreram vítimas da Covid-19 eram mulheres, pretas e pardas.

Rio disponibiliza DIU hormonal em Unidades de Atenção Primária

O objetivo da ação é reduzir o número de mortes maternas, permitir os planejamentos familiar, sexual e reprodutivo da mulher em idade fértil, além de prevenir gestações indesejadas.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi