Saúde

Bolsa Família ajudou gestantes a sobreviverem após problemas no parto

Segundo pesquisadora da Fiocruz, o benefício atua, não só diminuindo a vulnerabilidade econômica, mas também permitindo que a gestante cuide da saúde, dela e do bebê.

Gestantes que recebem o Bolsa Família tiveram mais chances de sobreviver a complicações durante e após o parto. A conclusão é de um estudo realizado pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde, da Fiocruz Bahia.

Para chegar a essa afirmação, pesquisadores analisaram dados de mais de 7 milhões de mulheres que deram à luz entre 2004 a 2015, cujas famílias tinham acesso ao programa.

A análise mostra que mulheres que passaram cerca de quatro anos recebendo o Bolsa Família tiveram taxa de proteção de 15% para morte materna. Essa redução era ainda maior para aquelas que recebiam o programa há mais tempo.

Para a pesquisadora Flávia Jôse Alves, responsável pelo estudo, os dados indicam a importância do programa social na saúde materno-infantil. Isso porque, segundo ela, o benefício atua, não só diminuindo a vulnerabilidade econômica, mas também permitindo que a gestante cuide da saúde, dela e do bebê.

O Bolsa Família é um programa de benefício condicionado e exige da gestante a realização de uma quantidade mínima de consultas pré-natal. Além disso, exige que as crianças inscritas tenham frequência escolar e sejam acompanhadas por serviços de saúde. Também é necessário que essas crianças sigam o calendário vacinal.

Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi - 08/03/2023 15:17:51. Última edição: 08/03/2023 15:17:51

Tags: Gestantes Bolsa Família Complicações Parto

Leia também:

Rede de Saúde de Salvador terá distribuição da cannabis medicinal

Uma lei municipal com essa determinação já entrou em vigor. Ela foi aprovada na Câmara Municipal de Salvador, na primeira quinzena de dezembro passado e só agora foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Município.

Entidade ganha na Justiça direito de plantar maconha para uso médico

Produção do remédio ficará a cargo da Associação Aliança Medicinal, em Pernambuco. Cerca de 1.400 pacientes serão beneficiados diretamente com a decisão que reduzirá e muito o valor do tratamento.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi