Saúde

Brasil alcança marca de 700 mil mortes por covid-19

Com a marca dos 700 mil mortos, de acordo com a OMS, o Brasil ocupa o 20° lugar entre 231 países com mais mortos, proporcionalmente à sua população, com uma média de 3.250 falecidos por milhão de habitantes.

700 mil vidas perdidas. O Brasil chegou a esse número de mortes pela covid-19, mas, na verdade, milhares de outros brasileiros também morreram um pouco quando viram seus pais, mães, filhos e amigos perdendo a vida ao longo desses 3 anos de pandemia.

E será que alguma coisa poderia ter sido feita para evitar essa quantidade de mortes? O infectologista Eduardo Reais defende que a covid pegou o mundo todo de surpresa e não havia nenhum país preparado para atender tantas pessoas doentes ao mesmo tempo. De acordo com ele, a dificuldade assistencial no começo da pandemia, principalmente com a cepa inicial, agressiva e com alto potencial de letalidade, foi um cenário comum a todas as nações.

Mas o médico destaca que, com a fabricação da primeira da vacina contra o vírus, esse cenário muda e ele acredita que o Brasil foi lento na compra e distribuição das doses. Além disso, Dr Eduardo afirma que a desinformação e a falta de uma campanha eficaz de conscientização das pessoas sobre a segurança da vacina, contribuíram muito para o aumento de mortes.

A Paola Facela é uma das pessoas que perdeu um ente querido e sentiu que morreu um pouco também. Sua mãe, de 81 anos, faleceu em decorrência de complicações da covid em março de 2021. E movida por essa dor, ela se reuniu com outros familiares de vítimas e fundou uma associação de vítimas e familiares da covid 19. Além da troca de experiências e do apoio mútuo por terem vivido perdas tão difíceis de superar, a entidade busca justiça e honra à memória dessas pessoas mortas.

Com a marca dos 700 mil mortos, de acordo com a OMS, o Brasil ocupa o 20° lugar entre 231 países com mais mortos, proporcionalmente à sua população, com uma média de 3.250 falecidos por milhão de habitantes.

 

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter Rádio Nacional - Brasília Atualizado em 28/03/2023 - 18:01 / Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves - 28/03/2023 18:30:14. Última edição: 28/03/2023 18:30:14

Tags: Covid Mortes Pandemia 700 Mil Mortes

Leia também:

Estado do Rio tem aumento do número de casos de dengue

Até 25 de março, foram registrados 8.823 casos prováveis de dengue, acima do verificado em igual período de 2022 (1.283). Dados são da Secretaria de Estado de Saúde.

Sindusfarma projeta aumento de até 5,6% no preço dos medicamentos

Sindusfarma projeta aumento de até 5,6% no preço dos medicamentos

Estudo do Idec aponta que o teto dos preços dos remédios não impede aumentos abusivos nas compras realizadas pelos consumidores em farmácias.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi