Saúde

Brasil e Portugal querem se preparar em conjunto para novas epidemias

Nísia Trindade firmou acordo de entendimento com ministério português

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse neste sábado (22) que Brasil e Portugal vão firmar acordo para preparação conjunta para futuras epidemias e urgências em saúde. A ministra faz parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua visita de Estado a Portugal.

Brasil e Portugal querem se preparar em conjunto para novas epidemias
© Foto:José Cruz/ Agência Brasil

“Tanto Brasil quanto Portugal compartilham uma visão comum que é a resiliência dos sistemas de saúde que precisam ser fortalecidos para enfrentar esse tipo de adversidade, que, naturalmente, não esperamos que se configure com a gravidade da pandemia de covid-19, mas também com a capacidade de autonomia na produção de vacinas, de medicamentos e outros insumos para a saúde”, disse Nísia.

A ministra destacou que os dois países têm como cooperar para o fortalecimento dos seus sistemas universais de saúde. “São dois países com sistemas universais, abertos, há muito o que compartilhar de experiências”.

Segundo Nísia, também é possível avançar na mobilidade e no intercâmbio de profissionais de saúde dos dois países. “Comentei sobre o Programa Mais Médicos no Brasil e a possibilidade de aprender com as experiências da promoção da saúde em Portugal. Há uma análise da dificuldade de Portugal de fixação de profissionais de saúde no país. Então, também é um campo em que poderemos avançar muito”.

A titular da pasta também destacou a assinatura do memorando de entendimento para cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Saúde, da Economia e do Mar de Portugal.

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Valéria Aguiar - 22/04/2023 14:05:36. Última edição: 22/04/2023 14:05:36

Tags: Ministra Da Saúde Nísia Trindade Vacinas Medicamentos Lisboa

Leia também:

Centro de Referência em Saúde Indígena é inaugurado em terra Yanomami

A unidade é preparada para atendimentos de urgência, consultas, exames e o tratamento de malária e desnutrição. A equipe contará com cerca de 30 profissionais entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos de laboratório e farmacêuticos.

Anvisa suspende produtos de empresa de suplementos alimentares

Anvisa suspende produtos de empresa de suplementos alimentares

Com a suspensão, fica proibida temporariamente a fabricação, venda, distribuição e uso de todos os alimentos produzidos pela empresa, de qualquer lote.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi