Saúde

Brasil pode ter vacina totalmente nacional contra a covid em dois anos

Desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais, o objetivo agora é conseguir mais dados sobre a segurança e a capacidade de gerar uma resposta imune do corpo.

 

Brasil pode ter vacina totalmente nacional contra a covid em dois anos

O Brasil pode ter uma vacina totalmente nacional contra a covid-19 em dois anos.

A Anvisa autorizou a segunda fase do ensaio clínico da vacina contra covid-19, desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo agora é conseguir mais dados sobre a segurança e a capacidade de gerar uma resposta imune do corpo.

Os ensaios clínicos são os estudos realizados em seres humanos. A primeira fase começou em outubro do ano passado e, com os primeiros resultados, a agência autorizou a continuidade da pesquisa.

Agora, os pesquisadores vão recrutar mais de 300 voluntários saudáveis, homens e mulheres, com idades entre 18 e 85 anos. Eles devem ter completado o esquema primário com as vacinas Coronavac ou Astrazeneca e recebido uma ou duas doses de reforço.

De acordo com o coordenador dos testes clínicos, Helton Santigo, se a pesquisa seguir sem atrasos a perspectiva é pedir licenciamento da vacina em dois anos.

De acordo com  nota da Anvisa, os técnicos realizaram reuniões com a equipe da UFMG para alinhar todos os requisitos técnicos. A Agência tembém priorizou a análise das evidências apresentadas.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves - 01/09/2023 16:35:07. Última edição: 01/09/2023 16:35:07

Tags: Anvisa Covid-19 Vacina UFMG

Leia também:

Número de doadores de órgãos cresce 10% este ano

Número de doadores de órgãos cresce 10% este ano

Do início de janeiro até o dia 30 de agosto, foram quase 700 doadores, contra 631, em 2022. O motivo é atribuído à constante campanha de incentivo às doações, impulsionada por casos de grande repercussão na mídia, como o do apresentador Fausto Silva.

São Paulo tem alta de 10% em doadores de órgãos neste ano

São Paulo tem alta de 10% em doadores de órgãos neste ano

Foram feitos 5.077 transplantes de coração, fígado, pâncreas, pulmão, rins e córneas no estado de São Paulo neste ano. Em 2022, foram 4.592 procedimentos, diz Secretaria estadual de saúde.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi