O Ministério da Saúde destaca duas causas para o aumento dos números no Brasil: a pandemia da covid-19, que diminuiu as notificações da tuberculose, e a redução de 95% para 88% da cobertura vacinal da BCG entre 2018 e 2019.
24 de março marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença grave que mata um milhão e seiscentas mil pessoas por ano no planeta, segundo a OMS.
© José Cruz/ Agência Brasil
No Brasil, os casos e as mortes estão subindo, por isso o Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (24) a Campanha Nacional de Combate à Turbeculose.
Mais de 5 mil pessoas morreram por causa da tuberculose no Brasil em 2021, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Esse é o número mais alto desde 2002 e representa uma reversão na tendência de queda desde 2011.
Além disso, 78 mil pessoas tiveram tuberculose no Brasil no ano passado; um aumento de quase 5% em relação a 2021.
O Ministério da Saúde destaca duas causas para o aumento dos números no Brasil: a pandemia da covid-19, que diminuiu as notificações da tuberculose, e a redução de 95% para 88% da cobertura vacinal da BCG entre 2018 e 2019.
A vacina é uma das principais formas de proteção contra casos graves da tuberculose e está disponível de graça no SUS.
As informações foram apresentadas nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, que lançou também a Campanha Nacional de Combate à Tuberculose.
De acordo com a ministra da Saúde Nísia Trindade, a doença está entre as infecções que mais matam no mundo, só ficando atrás da covid-19.
A tuberculose é causada por um microrganismo que ataca, principalmente, os pulmões e provoca tosse seca ou com secreção de forma persistente, geralmente febre no período da tarde e suor à noite e emagrecimento.
A transmissão é pelo ar, por meio da tosse, do espirro e até da fala próxima de uma pessoa que tenha a doença. A campanha lançada nesta sexta-feira vai reforçar, exatamente, a importância de medidas para prevenir, identificar e tratar a tuberculose.
Segundo a ministra, tudo pode ser feito, de graça, pelo SUS.
O Ministério da Saúde disse, ainda, que vai oferecer, a partir desde mês, um novo teste de urina para identificar a tuberculose em pessoas com o vírus da aids e com baixa imunidade. A pasta lembra ainda que a doença tem cura quando o tratamento é feito da forma correta e até o final.
Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 24/03/2023 19:35:04. Última edição: 24/03/2023 19:35:04