Saúde

Brasil registra 78 mil novos casos de tuberculose

O Ministério da Saúde destaca duas causas para o aumento dos números no Brasil: a pandemia da covid-19, que diminuiu as notificações da tuberculose, e a redução de 95% para 88% da cobertura vacinal da BCG entre 2018 e 2019.

24 de março marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença grave que mata um milhão e seiscentas mil pessoas por ano no planeta, segundo a OMS.

Brasil registra 78 mil novos casos de tuberculose
© José Cruz/ Agência Brasil

No Brasil, os casos e as mortes estão subindo, por isso o Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (24) a Campanha Nacional de Combate à Turbeculose. 

Mais de 5 mil pessoas morreram por causa da tuberculose no Brasil em 2021, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Esse é o número mais alto desde 2002 e representa uma reversão na tendência de queda desde 2011.

Além disso, 78 mil pessoas tiveram tuberculose no Brasil no ano passado; um aumento de quase 5% em relação a 2021.

O Ministério da Saúde destaca duas causas para o aumento dos números no Brasil: a pandemia da covid-19, que diminuiu as notificações da tuberculose, e a redução de 95% para 88% da cobertura vacinal da BCG entre 2018 e 2019.

A vacina é uma das principais formas de proteção contra casos graves da tuberculose e está disponível de graça no SUS.

As informações foram apresentadas nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, que lançou também a Campanha Nacional de Combate à Tuberculose.

De acordo com a ministra da Saúde Nísia Trindade, a doença está entre as infecções que mais matam no mundo, só ficando atrás da covid-19.

A tuberculose é causada por um microrganismo que ataca, principalmente, os pulmões e provoca tosse seca ou com secreção de forma persistente, geralmente febre no período da tarde e suor à noite e emagrecimento.

A transmissão é pelo ar, por meio da tosse, do espirro e até da fala próxima de uma pessoa que tenha a doença. A campanha lançada nesta sexta-feira vai reforçar, exatamente, a importância de medidas para prevenir, identificar e tratar a tuberculose.

Segundo a ministra, tudo pode ser feito, de graça, pelo SUS.

O Ministério da Saúde disse, ainda, que vai oferecer, a partir desde mês, um novo teste de urina para identificar a tuberculose em pessoas com o vírus da aids e com baixa imunidade. A pasta lembra ainda que a doença tem cura quando o tratamento é feito da forma correta e até o final.

 

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 24/03/2023 19:35:04. Última edição: 24/03/2023 19:35:04

Tags: Tuberculose Dia Mundial De Combate à Tuberculose Vacina Campanha Nacional

Leia também:

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: OMS quer ações mais ambiciosas

Este ano, o Dia Mundial tem como lema Sim! Podemos acabar com a tuberculose. A proposta é fomentar o otimismo e a liderança dos países rumo à segunda reunião de alto nível da ONU sobre tuberculose, marcada para setembro.

ANS suspende comercialização de 32 planos de saúde

ANS suspende comercialização de 32 planos de saúde

Foram recebidas mais de 21 mil queixas sobre descumprimento de prazos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de serviços.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi