Saúde

Brasil teve 49 registros de febre maculosa em 2023, com seis mortes

Ministério da Saúde diz que acompanha três óbitos em Campinas

O Ministério da Saúde atualizou os dados nesta terça-feira (13) e divulgou que foram registrados 49 casos de febre maculosa no Brasil em 2023, sendo que seis deles evoluíram para a morte do paciente. 

Brasil teve 49 registros de febre maculosa em 2023, com seis mortes
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Região Sudeste é a que concentra a maioria dos registros, com 25, sendo oito no Espírito Santo, sete em São Paulo, seis no Rio de Janeiro e quatro em Minas.

Em 2022, foram registrados 190 casos da doença no Brasil, com 70 mortes. A Agência Brasil publicou matéria com mais informações sobre a doença.

Campinas

A pasta diz em nota que acompanha a morte de três pessoas com quadro suspeito de febre maculosa em Campinas, no estado de São Paulo Uma das vítimas teve a bactéria como causa confirmada e as outras duas estão com exames em análise.

“É importante ressaltar que o município de Campinas é uma área endêmica, e que o período sazonal para a doença no país se estende de maio a setembro”, diz a nota. 

Ações

O Ministério da Saúde informa que distribui aos estados os antibióticos específicos indicados para o tratamento da febre maculosa, e promove ações de capacitação direcionadas às vigilâncias regionais. Além disso, a pasta diz que tem divulgado diretrizes técnicas e recomendações de conduta para os cuidados clínicos dos pacientes com suspeita da doença e de vigilância ambiental, além de materiais educativos para prevenção. 

A febre maculosa, de acordo com o Ministério da Saúde, é uma doença infecciosa que apresenta formas clínicas leves e outras graves, com elevada taxa de letalidade. A doença é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato infectado. 

A recomendação da pasta para caso de manifestação de sintomas compatíveis, tais como febre, dor no corpo e manchas avermelhadas na pele, é procurar a Unidade Básica de Saúde. 

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Aline Leal - 13/06/2023 19:05:11. Última edição: 13/06/2023 19:05:11

Tags: Febre Maculosa Ministério Da Saúde

Leia também:

Campinas tem mais um óbito suspeito de febre maculosa

Campinas tem mais um óbito suspeito de febre maculosa

Mulher de 28 anos esteve em um evento na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio, na mesma data em que um casal que morreu com sintomas da doença;

Medicamento injetável é nova opção de prevenção contra HIV no Brasil

Medicamento injetável é nova opção de prevenção contra HIV no Brasil

Segundo a Anvisa, o cabotegravir não pode ser considerado uma vacina contra o HIV, pois não ativa o sistema imunológico na produção de anticorpos para combater o vírus, nem impede a transmissão da doença.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi