Saúde

Calor aumenta procura por atendimento médico em São Paulo

Em número de casos, foram 312 neste ano, contra 154 no mesmo período de 2022. E os mais afetados foram crianças com menos de quatro anos e idosos acima dos 60 anos. Cinco pessoas morreram por causas relacionadas ao calor nesse período.

O aumento de atendimentos ambulatoriais e internações por causas ligadas à exposição ao calor mais que dobrou no estado de São Paulo nos sete primeiros meses deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Calor aumenta procura por atendimento médico em São Paulo

Em número de casos, foram 312 neste ano, contra 154 no mesmo período de 2022. E os mais afetados foram crianças com menos de quatro anos e idosos acima dos 60 anos. Cinco pessoas morreram por causas relacionadas ao calor nesse período.

Por isso, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de cuidados redobrados durante esta semana, quando as temperaturas no estado de São Paulo podem chegar aos níveis mais elevados do ano. Em Ribeirão Preto e região oeste do estado, por exemplo, o pico deve ocorrer nesta terça-feira, quando a cidade pode atingir 43° C.

A orientação é tomar líquidos, principalmente água, entre um litro e meio a dois litros, pelo menos – mas não de uma só vez! – e sim ingeridos ao longo do dia. Os ambientes devem ser mantidos arejados e frescos e as roupas devem ser leves. Para quem pretende praticar exercício físico ou passear ao ar livre, deve fazê-lo antes das 10h ou epois das 16h, evitando a exposição ao sol mais intenso.

E é preciso atenção especial a crianças e idosos. No caso das crianças mais novinhas, por causa da capacidade menor delas em se comunicar. E também porque os pequenos perdem proporcionalmente mais líquido do que os adultos. Fique atento: a criança costuma ficar irritada e chorosa quando está sofrendo efeitos de calor extremo.

Já os idosos também têm mais riscos de apresentar desidratação. Nesse caso, é porque muitas pessoas desse grupo tomam medicação para doenças como diabetes e hipertensão, que fazem urinar mais. Somado a isso, a parte do sistema nervoso que regula a temperatura do corpo está naturalmente mais fraca nessa fase da vida, fazendo com que o idoso sinta menos sede.

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves - 25/09/2023 15:35:33. Última edição: 25/09/2023 15:35:33

Tags: Calor Cuidados Água Hidratação Internações

Leia também:

PNI busca padronizar plataformas de dados de vacinação

PNI busca padronizar plataformas de dados de vacinação

Movimento vai simplificar comunicação entre sistemas e também permitirá apresentar informações à população via ConectSUS.

Ministério da Saúde vai oferecer 300 vagas em concurso para temporário

Ministério da Saúde vai oferecer 300 vagas em concurso para temporário

Serão contratados 28 técnicos administrativos, 12 analistas de dados, 218 analistas de requisitos processuais, oito técnicos em edificações, 18 analistas técnicos e 16 gestores.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi