Saúde

Campanha busca a redução do consumo de álcool

O movimento Dry January incentiva uma mudança de hábito que traz inúmeras vantagens: a redução do consumo de álcool.

Começo de ano é quase sempre sinônimo de promessas para gastar menos dinheiro, fazer mais exercícios ou se alimentar melhor. E o movimento Dry January incentiva uma mudança de hábito que traz inúmeras vantagens: a redução do consumo de álcool. A iniciativa, que começou no Reino Unido, foi trazida para o Brasil pelo CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, referência nacional no tema.

De acordo com dados do Centro, no Brasil, uma em cada cinco pessoas bebem demais. Para a OMS não existe uma quantidade segura de ingestão da substância para saúde, mas o dano ao organismo é proporcional ao volume que se bebe e à periodicidade.

E qual seria uma boa estratégia para diminuir a presença da bebida no dia a dia?

A psiquiatra e médica pesquisadora do CISA, Olivia Pozzolo, dá algumas dicas. Ela explica que é preciso definir uma data para parar de beber ou reduzir a quantidade ingerida. Além disso, é importante falar sobre essa decisão com a família e os amigos, que poderão ajudar nesse processo. Outra boa estratégia é se afastar de ambientes onde há o consumo de álcool e que possam ser gatilhos para vontade de beber. Ter um hobby, se alimentar bem e fazer exercícios também contribuem para ficar longe da bebida e ter uma vida mais saudável.

Doutora Olívia explica como é possível identificar que o álcool está se tornando um problema na vida de uma pessoa.

A médica destaca que, diante de qualquer um desses sinais, é preciso buscar ajuda médica. O tratamento para o alcoolismo inclui grupos de apoio, medicamentos e acompanhamento multidisciplinar.

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / GT Passos - 07/01/2023 17:10:08. Última edição: 07/01/2023 17:10:08

Tags: Janeiro Sem álcool Campanha

Leia também:

Medicamento usado para diabetes poderá ser usado contra a obesidade

A semaglutida é vista entre os médicos como um avanço no tratamento da obesidade. Isso porque os outros medicamentos existentes possibilitam uma perda de peso de, no máximo, 10%.

Ministério da Saúde vai comprar mais de 750 mil doses da Coronavac

Um outro aditivo deve ser assinado nos próximos dias, garantindo a compra de 2,6 milhões de doses no total.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi